17 de abr de 2012

Como criar um Blog ".com"

Você quer ter um site ou transformar seu blog num site, mas acha que é muito complicado e vai precisar de um profissional da área?
Você está enganado!

Seguindo a proposta que eu tanto adoro, vou mostrar como fazer isso sozinho, como eu mesma fiz, aqui mesmo pra criar este meu espaço.
Eu queria um blog, mas já queria começar ele “.com”, não apenas pra que ficasse com uma cara “mais profissional”, mas também porque eu acho bem mais fácil para as pessoas gravarem o nome quando o final não tem, por exemplo, “.blogspot.com”.

Pesquisei, pesquisei... E encontrei uma forma MUITO fácil!
Nada de pagar R$ 40,00 ao ano e daí pagar todo mês R$39,00...
Esqueçam isso! Ao menos enquanto seu blog não for o mais acessado do mundo você só vai precisar gastar U$ 10,00 uma vez por ano e nada a mais por mês.

Eu não sou formada em nada ligado à internet, computadores... Então vou tentar explicar com as minhas palavras. Inclusive eu acho que assim pode ficar até mais fácil pra quem entende tanto ou menos  quanto eu né?

Então vamos lá!

Antes de qualquer coisa você precisa inventar um nome e fazer um blog. Aqui vou citar como exemplo o blogspot que foi o lugar onde eu criei, através do www.blogger.com que é gratuito.
Agora que você já tem um endereço na internet, por exemplo, no meu caso eu criei:
www.keepcalmdiy.blogspot.com você pode transformar ele para “.com”, “.com.br”, “.net”.... da seguinte forma:
 
- Entre no painel do seu Blog
- Clique em Editar postagens
- Clique em Configurações
- Clique em Publicação
Neste momento, você vai encontrar o seguinte quadro:
- Clique em Precisa de um domínio? Compre um agora!

[o próprio blogger disponibiliza a opção para você comprar seu domínio (.com, .com.br...) facilitando a vida de todo mundo.]

Após clicar, aparecerá:


Pronto! Escolha um nome (que não precisa ser o mesmo que você colocou no seu blogspot.com) verifique se está disponível, escolha o modo de pagamento e preencha o cadastro que aparecerá em seguida!

Eu paguei pelo cartão de crédito internacional.

Depois de pagar eu recebi este email:


Algumas horas depois meu domínio (www.keepcalmdiy.com) já estava funcionando!

Então, fui até o
www.blogger.com e entrei no meu painel, editar postagens, configurações, publicação e selecionei:
 
Agora é só escolher o seu template/layout.
Se você não entende muito, não escolha um que você precise editar as coisas pelo HTML (aquele monte de letrinhas juntas com algumas palavras no meio), procure um simples.

Você encontra vários gratuitos neste site:
http://btemplates.com/ E aí é só personalizar ao seu gosto e pesquisar na internet o que tiver dúvida.

As postagens você pode fazer através do blogger mesmo, você continua postando como se fosse no seu blog, mas tudo vai para aquele endereço novo que você criou. Sem complicação!

O básico é isso!
Claro que sites super elaborados precisam de uma ajuda profissional, mas se você não precisa ou não quer algo tão complexo, não deixe de tentar fazer por medo de não conseguir.

O logotipo do meu blog (essa parte aqui em cima escrito KEEP CALM AND Do it Yoursefl) foi desenvolvido por mim e pelo meu namorado que é publicitário:
ogrosapresentacoes@gmail.com e o layout e tudo mais que está no blog foi feito por mim.

Peguei um layout neste site que mencionei acima e adaptei ele todo do jeito que eu queria.

Agora que você já sabe como criar um blog/site, bora fazer um?!

;)
Pin It Now!

72 comentários:

  1. Super explicadinho, tbm já ajudei algumas meninas que não tinham nem noção de quanto custava o domínio próprio.
    E o bom é que vc pode criar varios e-mails, pra quando tem colaboradores,etc...

    Adoro seu canal, Jess, e já sigo aqui tbm ... recentemente te add no Face, pqe vi um comentario seu em uma postagem da GlossyBox (ou GlamBox, não lembro, rs) e te add lá ... mas sigo seu YT faz tempão :)

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Angélica, obrigada pelo comentário!
      Também já estou inscrita no seu canal do youtube e de vez em quando dou uma passadinha no seu blog, por sinal vou aproveitar pra fazer isso agora tbm! kkk
      =)

      Bjss

      Excluir
  2. Olá, adorei o seu blog.
    Vi o seus videos no youtube e amei.

    beijos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, que bom que gostou, obrigada pelo comentário! ;)
      Bjs

      Excluir
  3. Então, eu fiz um blog... ainda tá muito simples mas vou aprimorando com o tempo.

    http://mdevaneio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é assim mesmo, com o tempo a gte vai melhorando.. boa sorte!

      Excluir
  4. muuuito fácil!
    Vou cuidar em mudar o meu, fica bem mais simples :)
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ameiii
    http://apenaas-uma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Super generosa! muchas gracias por tus tips!

    ResponderExcluir
  8. tem como pagar o domínio sem cartão de crédito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Júlia, as formas de pagamento devem estar escritas quando vc compra o domínio.
      Mas eu acho que vc deve precisar de um cartão de crédito sim, não sei se passam no débito...

      Excluir
  9. por favor, me responda se tem como pagar o domínio sem cartão de crédito?
    queria algo como boleto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Júlia, eu não sei.
      Eu só conheço com cartão de crédito.
      bjs

      Excluir
  10. Só pode ser se for cartão de crédito internacional? Como é a cobrança desses dólares no cartão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu creio que precise de um cartão internacional, você precisa verificar no site...

      Excluir
  11. Oi Jessica!!! Você me ajudou muito, pq olha que coincidencia, eu montei meu blog hoje e me increvi no seu canal youtube e encontro seu vídeo explicando tudo o que eu preciso saber!!! Será que aceitam cartão de credito "normal" eh que eu ainda nao tenho o internacional... Você me inspirou a acreditar em mim mesma, que eu consigo fazer o que eu quiser, muito obrigada por compartilhar suas experincias conosco,viu?! Seria uma honra ter voce inscrita no meu canal e passar no meu blog pra ver minha 1ª resenha... um bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, que legal, fico feliz de ter te ajudado!!
      Eu imagino que precise de um cartão internacional sim...
      Nunca tentei com um cartão "comum".

      Vou visitar seu blog! ;)

      bjs

      Excluir
  12. Jessica vc pode me indicar algum site pra fazer um logotipo? não consigo achar de jeito nenhum!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Leila, infelizmente não conheço nenhum site que faça logotipos... Tem sites com layouts gratuitos, como indiquei no post.

      Bjs

      Excluir
  13. oieee adorei o video o post ,eu nao me lembro como encontrei seu canal ,mais eu adoro os videos os post e o instagram rsrsr to sempre vendo suas fotinhas la adoro ,eu tb tenho um canal e uma fan page ( ganhei parceria do goglee e recebi meu primeiro "salario " rsrsr fiquei tao feliz porque e realmente como vc disse ,a gente gasta tempo da trabalho ,e eu tb acho qua merecemos ter algum retorno .adoro seu blog amo suas edicoes adoro o canal do seu namorado super bacana .
    BJIMMM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ro, que legal que vc também recebeu seu salário! Super bacana receber o primeiro, né?! kkk
      Obrigada pelo comentário!

      :)

      Bjoss

      Excluir
  14. Jess, amei seu blog... já li ele toooodinho!! rs
    Seu canal no youtube tb é ótimo!!
    Te achei atraves do video de DIY do short!
    Estou na transição de blogspot para um domínio próprio e esse post me ajudou!!
    Comprei um domínio porém vou usá-lo com a interface antiga mesmo.. até a outra ficar pronta vai demorar um tempinho e eu n tava aguentando de tanta ansiedade!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, que legal!! :)
      Fico feliz de ter ajudado!

      Ah, não da nada! Com o tempo você vai mudando a interface do seu...
      Eu ainda quero mudar muita coisa por aqui também!

      Bjs

      Excluir
  15. amei você me ajudou muito obrigado linda parabens
    visita meu blog http://tudoparafofas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Jess !Ameei esse post ficou muito eexplicado ! Vou melhorar o meu blog :)

    ResponderExcluir
  17. Olá Jessica!
    Passei pra lhe agradecer pela dica! Acabei de fazer o pedido do meu domínio, estou esperando eles autorizarem :)
    Estou encantada com seu blog, sem contar que acho que assisti 50 % dos seus vídeos ontem, vou assistir os outros hoje hehe
    Só uma perguntinha, sobre o logotipo, você conhece e indica alguém que faça? Porque eu adorei os cartõezinhos que você levou na Beauty Fair, achei lindos, quero um dia ter cartõezinhos do meu rs
    Beijos e sucesso cada vez mais pra ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpa a intromissao mais eu quando fiz o dominio do meu tive q entrar em contato com eles para eles liberarem foi tenso mais entra em contato com a empresa que voce comprou e reclama....beijocas

      Excluir
    2. Oi Luciane! Obrigada pelo aviso, eu comprei direto do google mesmo, só comprei o domínio, faltou alguma coisa será? Com quem você entrou em contato? Poderia me passar o email? Muitíssimo obrigada pela dica, vou ver se consigo dar um jeito nisso rs
      Beijooos

      Excluir
    3. Olá Ester!

      Acabei de comprar meu domínio, mas estou meio preocupada. Já liberaram o seu? Você teve que entrar em contato?

      Bjos

      Excluir
    4. Oiii, não liberaram não e eu não sei com quem devo entrar em contato, to mais perdida que filho da p* em dia dos pais...rs...Se eu descobrir como volto aqui pra te falar, tentei falar com a Luciane pra perguntar com quem ela falou mas não consegui :(

      Beijooos

      Excluir
    5. Oii Ester, que legal, obrigada pelo comentário!! :)
      Então, não conheço...
      Quem fez a minha logo foi meu namorado, que é diretor de arte, eu até contei nesse post aqui:
      http://www.keepcalmdiy.com/2012/05/novo-logotipo-do-blog.html

      Mas no momento eu acho que ele não está aceitando trabalhos por fora..

      Bjs

      Excluir
    6. Pessoal, vocês estão "redirecionando" o blog antigo para o novo?
      Porque se não fizerem isso, quando tentarem entrar no novo domínio vai dar erro mesmo...
      Tem aqui no post, não esqueçam...

      Excluir
    7. Ai que saco, eles me mandaram um e-mail confirmando que o pedido já havia sido "processado" e mandaram eu criar uma conta de administrador, mas dá erro toda vez e não consigo criar essa conta! Será que é porque usei um cartão nacional?! Usei um visa... mas acho que eles não teriam enviado o e-mail confirmando né!??!?! Pow.

      Excluir
  18. Oi flor eu te assisto a algum tempo e gosto muito mais nunca me atinei de comentar- por preguiça mesmo mais adoro seu conteudo amei o video q vc fez sobre esse lance de guro blog e parcerias acho valido, pois hj em dia ninguem quer concorrencia né:D por isso n vemos videos desse formato e ele concerteza vai te gerar muitas visualizaões parabens tbm tenho um canal no yt minusculo kkkkkk to começando agora se um dia quizer conehcer vou ficar feliz e mais uma vez parabens
    http://www.youtube.com/user/lucianemakeup
    e meu blog
    www.lucianemakeup.com
    sucesso flor

    ResponderExcluir
  19. Oi flor conheci seu canal no YT e vc comentou no video sobre esse post no seu blog. Também tenho um blogspot e sempre quis ter um .com :D
    Amei o post mas minha dúvida é a seguinte o layout pode ficar o mesmo?
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  20. Nossa como eu estava precisando dessa informação!!! Tenho um perfil que foi plagiado afê! Se não correr vão tomá-lo de mim

    ResponderExcluir
  21. Mas uma vez me ajudou muito, tinha muitas duvidas.
    Adoro seus videos e ja acompanho ja faz um tempo, e adoro as receitas do seu namorado tbm. Bjão

    ResponderExcluir
  22. Muito útil mesmo a sua informação logo mais irei fazer o domínio do meu blog, muito obrigada por compartilhar esses assuntos super interessantes para a gente. se gostar visita meu blog http://drihh.wordpress.com/ , obrigada e continue assim linda e como sempre traz assuntos mega interessantes para nós.

    ResponderExcluir
  23. Muito útil mesmo a sua informação logo mais irei fazer o domínio do meu blog, muito obrigada por compartilhar esses assuntos super interessantes para a gente. se gostar visita meu blog http://drihh.wordpress.com/ , obrigada e continue assim linda e como sempre traz assuntos mega interessantes para nós.

    ResponderExcluir
  24. Oi Jé, pode ter certeza que você nos ajudou muito. adorei o post de hoje. beijo beijo (:

    ResponderExcluir
  25. Adorei. Agora tenho uma dúvida a menos se devo ou não fazer meu blog!!!!! Muito Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  26. Olá Jéssica,
    Adorei seu post, agora tenho uma dúvida a menos em como começar!!!!

    ResponderExcluir
  27. adorei, tenho o blogspot e falei com algumas meninas sobre comprar um domínio e muitas disseram que era um tanto complicado, que era um custo um tanto caro, enfim... nunca pensei que fosse assim tão simples [noob demais a garota rsrs]

    ResponderExcluir
  28. Oi Jéssica, adorei o post. Eu tinha muitas duvidas sobre como comprar um dominio.com e você me ajudou bastante. Assim que possível vou comprar o domínio pro meu blog, se você puder dar uma olhadinha lá e me falar o que eu preciso melhorar lá fico super agradecida, http://cliquedemoda.blogspot.com.br/ beijos!

    ResponderExcluir
  29. Oi Jéssica Amei muito tuas postagens e tua humildade, tudinhuu que uma blogueira precisa para fazer sucesso !! :D
    Gostaria de saber que depois que é realizado o DOMINIO para .com .com.br ou .net , o padrão de postagem (ou seja a forma que vc posta) é do Blogger mesmo ou se muda ? Muito obrigada e te adoro !


    *BruBru

    ResponderExcluir
  30. oi jessica adoro seus post queria saber se tem como fazer blog com uma menina que tem 13 anos e se blogs gratuitos sao legais ou é melhor pagar

    ResponderExcluir
  31. Que bom se no mundo tivesse mais pessoas como vc, que gosta de ensinar o que sabe,como aprendeu e tal..
    Suas dicas sao ótimas ,continue assim..um beijao

    ResponderExcluir
  32. Ótimas dicas...muito obrigado por compartilhar tão amigavelmente isso com a gente...estava me fudendo (desculpe o palavrão) tentando fazer as coisas pelo wordpress e só perdi tempo...tudo eu tinha que pedir ajuda de um programador...cansei disso e agora vou fazer pelo blogger...
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  33. olá...queria agradecer imenso pelos imensas boas dicas que dás no teu blog e youtube. Aprendi mais en 10 minutos ao ler e ver atentamente a informação que colocast. Vou tentar por em prática as boas dicas no meu blog.
    Obrigada por partilhares connosco. Vou sempre espreitando o teu blog.
    Beijinhos grandes.
    Sara
    http://www.cchicc1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. Jéssica, vc não tem noção do quanto me ajudou. Sério.
    Fiz passo a passo e agora tenho meu blog .com, acabei de comprar meu domínio e se não fosse sua postagem eu jamais saberia que o blogger faria isso por mim. Hahahahaha.

    Obrigada!

    Beijos,
    Jéssica

    http://entrevitrines.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Tenho visto seus posts de como criar um blog entre outros para ajudar nas minhas decições para fazer o meu, obrigada! Linda! Bj! Tine Bell
    http://www.glittercarioca.com/

    ResponderExcluir
  36. Adorei Jessica!
    A algum tempo tenho vontade de criar um blog, mas como você mesma disse, exige tempo. No momento não posso me dedicar o mínimo que gostaria e também não tenho recursos. Mas com certeza esses planos e sonhos sairão dos meus pensamentos e se tornarão reais.
    Me identifico muito com você e seus posts sobre blog me ajudaram muito a entender melhor este universo. Meu desejo de criar um blog só aumentou :)

    ResponderExcluir
  37. Ola Jéssica gostaria de saber se vc ainda usa o blogger como servidor? é que algumas pessoas dizem que trava etc.. ??

    ResponderExcluir
  38. Jéssica, o que acontece com as suas postagens caso você não renove o plano do domínio personalizado?





    Blog da Sandra Costa

    ResponderExcluir
  39. Jessica o Blogger mudou e não é mais assim você pode fazer um post atual?

    ResponderExcluir
  40. Jéssica, atualiza o post pra nova versão do blogger!

    =)

    Beijos Amanda

    ResponderExcluir
  41. Jéssica esta meio confuso pra mim, pois o blogger mudou, teria como fazer um update? beijos e obrigada

    ResponderExcluir
  42. Tentei fazer agora, mas nao da mais.ele manda fazer em outros locais. =/

    ResponderExcluir
  43. Jessica , Gostaria de tirar uma leve Duvida e tambem pedir uma ajudinha , já que você e dona desse blog tão fantastico que eu adoro pode ter a total certeza . Bom eu estou começando agora e quero tirar fotos as fotos que eu tiro são pelo celular , mas as vezes , na maioria eu não tenho coragem de postar pois não tenho um editor bom para editar as fotos , você pode me indicar algum editor simples e que edite leves erros ?Muito Obrigada já estou preparando os meus posts graças as suas dicas e estão ficando otimo obrigada mesmo Um beijo e desculpa o texto que escrevi :P

    ResponderExcluir
  44. Jeeessssica !!!!!!!!


    meeeeeee ajuda , !!!!!

    aai e o blogger antigo , faiz um atualizado pfvr , pois tou procurando igual uma louca e não acho !!!!!!!!!!!11

    ResponderExcluir
  45. Amorr, amo teu blog e seus videos, são demais *-*
    Sobre a postagem, o tutorial foi criado com a interface antiga do blogger, que é MUITO diferente da atual. Faz uma atualização da postagem?
    Obrigada >3<
    http://attackofbipolarity.blogspot.com

    ResponderExcluir
  46. Jessica, eu tenho um blog no wordpress e já comprei um dominio .com.br no Uol Host, só não estou sabendo agora como fazer para que meu blog do wordpress vá para meu dominio, entendeu? tipo as pessoas acessarem meu blog digitando o dominio que comprei, você sabe como me ajudar? É tipo como você mostrou para quem fez no blogger, sendo que eu fiz no wordpress

    ResponderExcluir
  47. Oi Jéssica! me chamo Jéssica também rsrs, estava vendo esse seu post e percebi que vc fez em 2012 onde estava na versão antiga do blog. Como o Layout do blog foi atualizado serpa que vc poderia fazer um novo com essa nova versão?
    Queria saber se fica sendo o mesmo jeito pra ter o domino ou não mudou nada. Adorei seu blog está de parabéns.

    ResponderExcluir
  48. Olá Jessica, tudo bem?

    Encontrei seu blog há alguns dias e estou viciada! Não consigo parar de ler seus posts e assistir seus vídeos! rsrs Admiro seu jeito pessoal de abordar os assuntos, sua criatividade, sua proximidade com as leitoras, e o fato de você ser simples e usar desde marcas famosas, até leggings de R$ 14,90! hehe
    Acredito que hoje, isso seja um grande diferencial nos top blogs. Parabéns!

    Também tenho um blog (suuuper modesto!) e gostaria de comprar um domínio .com, mas como a Jessica aí de cima falou, não estou conseguindo seguir estes passos por que o layout do blogger foi atualizado.
    Se não for pedir de mais, você poderia nos ensinar como fazer isso nesta nova versão?

    Muito obrigada!

    Sucesso sempre ;)

    Beijos

    Thay.

    ResponderExcluir
  49. Jé !
    Heeeeelp !
    Acho que estava do jeito antigo e não consigo mudar com blog para .com do jeito que vc ensina !

    ResponderExcluir
  50. Parabéns pelo esforço!
    Para quem não é da área, conseguir fazer e ainda disponibilizar um passo a passo, já é uma conquista!

    Abraços,
    Ton

    ResponderExcluir
  51. Oii lindona, to lendo isso uns 2 anos depois que tu postou!!! A interface toda do blogger mudou, sabe onde posso comprar o domínio agora? Obrigada!!

    menimalta.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui! ;)

Arquivo do blog