10 de jan de 2013

Primeiras impressões sobre Toronto

Como vocês sabem, eu estou aqui no Canadá pra fazer um curso de inglês de 4 semanas.

Se você se interessa em saber como é a vida diária de quem está fora do país, pode assistir aos vlogs simples e diários que estou mostrando (nesse canal). Lá eu gravo quase tudo o que me acontece por aqui!



Eu tenho muitos posts pra fazer sobre Toronto e muitas dicas pra dar!
Vou tentar intercalar os "assuntos canadenses" com os temas rotineiros do blog pra não cansar quem estiver procurando sobre outros assuntos.

Até domingo eu gravarei um vídeo explicando tudo! Eu vim com meu noivo pela agência Interconnect de Curitiba, estudar na escola Kaplan.

Muitas pessoas estão com dúvidas e interesse sobre o intercâmbio, mas como eu já expliquei (nesse vídeo) eu preferi chegar uma semana antes pra já conhecer parte da cidade.

Como eu quero mostrar a escola por dentro e talvez até como são as aulas, pra que todos vejam, eu precisava esperar justamente que minhas aulas iniciassem e as atividades finalmente começaram nessa segunda-feira.

Por hoje, eu quero escrever sobre as minhas primeiras impressões sobre a cidade!


Primeiramente, Toronto é uma das cidades mais multiculturais do mundo.
Há milhares de chineses e indianos, por exemplo, que têm um sotaque bem carregado.

Há estrangeiros morando aqui por todos os lados, acredite!

Particularmente, isso é algo que me deixa um pouco confusa. A cidade não possui uma "identidade" tão óbvia quanto em outros países/cidades, na minha opinião.

Por exemplo: Quando você está na Argentina, é óbvio que você está lá! A grande maioria das pessoas só fala espanhol, tem tango e alfajores por todos os lados.

Já aqui em Toronto, grande parte das pessoas com quem tive contato em lojas, não falavam inglês corretamente, justamente porque são imigrantes.

Uma das boas coisas que gostei aqui é a segurança.
Em alguns metrôs existe um tipo de cordão que você pode puxar caso perceba algo de estranho dentro. Ou seja, um roubo, agressão, ameaça... E dizem que quando acionado isso, policiais aparecem no próximo ponto. (Eu ainda não presenciei ainda bem)
Além de algumas câmeras que notei em alguns ônibus.

Aqui as pessoas andam normalmente com seus aparelhos eletrônicos "caros" pelas ruas sem qualquer problema.

Em compensação, apesar de não ter notado algo de "inseguro" por aqui, há uma pequena quantidade de "louquinhos" pelas ruas.

Nada absurdo, mas todos os dias você pode cruzar com um.
Eu estou me referindo às pessoas que realmente andam de forma estranha, falando sozinhas enquanto gesticulam de forma "anormal".

Mas não se assuste! haha
Quer dizer... Eles ainda me assustam um pouco. Mas se não fossem inofensivos, com certeza não estariam andando livremente pelas ruas, certo?!











Nós chegamos no dia 30 de dezembro e passamos o Réveillon na Nathan Phillips Square, que estava lotada de pessoas. Foi bem bonito!!

Como eu já mencionei antes, eu estou registrando os principais momentos através de simples vlogs, então você pode conferir essa tragetória de Curitiba até Toronto, incluindo o Réveillon, aqui e aqui.

Estava muito frio nos primeiros dias!!!

Cerca de -8ºC com sensação térmica de -14ºC desde que chegamos.
Eu sei que quando algumas pessoas pensam nesses "números grandes" imaginam uma situação impossível até mesmo pra sair de casa, mas não é bem assim!

Basta colocar alguns casacos, luvas e jamais esquecer de aquecer suas orelhas. JAMAIS.

Eu quase perdi as minhas, é sério! exagerada
A ponta do nariz também é algo perigoso, mas essa pelo menos você sente doer.
Já as orelhas, simplesmente endurecem e você só percebe quando passa a mão. No meu caso, foi sem querer e eu apenas senti que peguei em algo que não parecia fazer parte do meu corpo. Pois é. Nesse momento as orelhas já estavam duras e geladas e eu nem havia notado!

O que eu fiz foi aquecer elas com as mãos mesmo durante alguns minutos e tudo ficou bem. Mas depois disso, eu percebi que quando está frio assim, é realmente preciso usar um gorro ou um protetor de orelhas!

Quando está cerca de -1ºC a situação já fica bem mais tranquila.

O bom é que todos os lugares são climatizados por aqui. Então você entra e já tira os casacos pra não passar calor.

O que eu tenho gostado de fazer, é usar uma roupa que eu geralmente usaria em Curitiba, ou seja, uma roupa normal, e por cima utilizar um único casaco bem grosso.

Eu comprei um no Outlet Vaughan Mills que mostrei nesse vídeo aqui.
Foi necessário comprar um de pena de ganso, que é o que de fato combate o frio por essa região.

Existem duas marcas famosas no Canadá pra esse tipo de casaco e eu descobri isso somente depois de comprar o meu. Há um que é o dobro do preço do outro.
O meu foi o mais barato e esquenta super bem! Ambos possuem um círculo desenhado no braço e praticamente todas as pessoas por aqui circulam com eles.

Pra finalizar, eu quero dizer que os canadenses são muito solícitos!
Eu estou em uma casa de família que foi arranjada pela minha agência de intercâmbio e, por sorte ou não, a família é muito atenciosa!

Arrumam a mesa para o café da manhã e em toda janta a "mãe da casa" faz um bom jantar com sobremesa e nós comemos todos juntos. Eles nem nos deixam retirar nossos próprios pratos. Mas isso será tema de um próximo post...

Quando pedimos informação pelas ruas ou lojas, a maioria realmente tenta ajudar.

Enfim, o Canadá é uma boa experiência pra quem gosta do país e está querendo neve de pertinho!

A agência que fechei meu pacote, fica logo em frente ao Colégio Dom Bosco, próximo da Av. Batel, em Curitiba.
O responsável trabalha no ramo há muito anos, já que era o dono da agência de intercâmbios World Study que havia pela cidade. Depois de perceber que o ideal poderia ser fornecer "experiências" e não somente "intercâmbios", nasceu a Interconnect.
O pessoal de lá está sempre disponível pra responder todas as nossas dúvidas!

Pensando nisso, surgiu o "Toronto Experience", um convite pra que eu mostre a vida de um intercambista lá no meu canal principal!
Eu farei 4 vídeos contando as experiências, dando dicas, mostrando um pouco da cidade e da escola.

Clique aqui para se inscrever no meu canal e participar dessa experiência comigo!

Já o meu canal de vlogs, foi uma iniciativa totalmente expontânea de guardar momentos da minha vida pra mim mesma e ainda poder compartilhar isso com pessoas que têm curiosidades sobre a rotina mais próxima de algum intercambista.

Clique aqui pra se inscrever por lá também!

Você pode curtir a página da Interconnect aqui e conversar diretamente com eles pra descobrir qual o melhor programa pra você.

Como eu sempre digo: Viajar é um conteúdo que ninguém jamais poderá retirar de você. É cultura e experiência pra vida toda! :)

Se quiser me acompanhar em tempo real, meu instagram é @JessicaKeepCalm.


♥ Eu e o noivo esperamos que vocês gostem de viajar com a gente! 







Pin It Now!

26 comentários:

  1. querida,
    adoro viajar, conhecer novas culturas e realidades.


    Muitos beijinhos
    MUAH* <3

    * Tenho SORTEIO lá no BLOG

    Neuza Mariano

    ResponderExcluir
  2. Nossa...bem legal a sua experiência! E passar todas essas informações pra gente! Ajuda bastante! Te conheci através do You Tube, adoro seus vídeos e agora estou adorando tbm o seu blog !! Parabéns! Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Priscila, fico feliz que tenha me encontrado e esteja gostando!! :)
      Bjs

      Excluir
  3. To amando tua experiencia por Toronto!!! :)

    ResponderExcluir
  4. Estou adorando acompanhar a experiência de vocês (:

    ResponderExcluir
  5. Adoro acompanhar intercâmbios pela internet. Quero muito um dia fazer o meu e o seu está muito legal. Sempre que tem um vídeo novo no ar, vou correndo assistir. :D
    Que vc continue fazendo uma ótima viagem. ^^
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, fico feliz que esteja gostando de acompanhar!!
      :)
      Bjoss

      Excluir
  6. Que baita sorte hein? Não é qualquer um que consegue uma família assim não hehehehe!

    Beijos,
    http://garotazelosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adoreiii seu blog! ;D
    Vou acompanhar sempre agora hehe
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Estou amando acompanhar sua experiencia em Toronto!

    http://gabriella-silveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Estou amando acompanhar... não perco um vídeo haha beeeijos

    ResponderExcluir
  10. Estou adorando os Vlogs diários, Jessica!! =))
    Beijão...

    ResponderExcluir
  11. Oi Jessica tudo bem ???
    Jessica parabéns pelo seu blog, conheci ele (e você) ontem mas já vi todos os post e os videos.

    parabéns mesmo

    tudo de bom !!!

    Beijos * com certeza colocarei você nos meus favoritos.8)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Carol, tudo bem e vc?

      Que legal, fico feliz que esteja gostando!! :)
      Bjs

      Excluir
  12. Estou adorando Jé, Toronto é linda mesmo, esse intercâmbio foi um presente da agência pra você e pro seu noivo?
    Beijos
    http://theclassicblack.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adoro viajar Jéssica!!!
    E queria muito ver neve na cidade mesmo... já vi neve só que na montanha!!!
    Estou adorando o Vlog tbm!!
    Beijos ;**
    http://blogalemdoschachos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie Jéssica!!
    já acompanho seu blog há algumas semanas e tô amandoo =)
    tem um conteúdo bem bacana e dá vontade voltar e ver novos posts.
    Sempre me interessei e tenho muita vontade de fazer intercâmbio,mas não só tenho o inglês básico e tenho um pouco de receio em ir pois não falo muita coisa,vendo o post já me ajudou um pouco e deu mais vontade de fazer intercâmbio.
    bjos boa sorte =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Camila, obrigada pelo comentário!! :)

      É, com um inglês muito básico eu acho que seria legal fazer um intercâmbio junto com alguma amiga.
      Ou então, ficar mais do que apenas um mês (que foi meu caso) porque esse tempo acho que não é muito suficiente, sabe?! Acho que pra aprender BEM mesmo tem que ser pelo menos 6 meses.
      Bjoss

      Excluir
  15. Estou amando os vlogs diários. Divirta-se muito por você e pelas suas leitoras lindas, só não esqueça de mostrar tudo! Beijinhos.

    http://www.dianalopz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. gostei muito fiz meu blog pelo que você falou falei com minhas amigas e agora eu estou com 3.408 visualizações obrigada se você puder visitar o meu é http://evellynsecrets.blogspot.com.br/ se você não puder obrigada

    ResponderExcluir
  17. Jessi!! Descobri teu canal hoje por acaso e ameeeei! Sério, eu amo DIY e vi vídeo de shorts e t-shirt,to doida pra fazer! E ainda vídeos de comprinhas e no Canadá, um país lindo que sempre quis conhecer! (Ano que vem aí vou eu, já que meu vestibular só acaba amanhã fiquei sem tempo esse ano) e super curti que você deu dicas para outras blogueiras! Porque assim como você, assim quando comecei fiquei cheia de dúvidas e ninguém dizia nada! Até parece que vou roubar o espaço de alguém, cada um tem seus seguidores porque gostam do que você escreve! E sempre desmotivava, já tava pensando em deletar o meu, mas aí quando vi tuas dicas, mudei de ideia! Hehe (Antes desse eu tinha um blog com uma amiga bags&lipstick, nossa ninguém entedia, era uó). Muuuuito legal e fiquei mais feliz quando vi teu blog que tem um conteúdo incrível! Amo ler blog, e o seu é um dos meus favoritos agora! Resolvi escrever esse comentário para te parabenizar pelo ótimo trabalho que você vem fazendo (6 meses de blog né?), e trabalho reconhecido é algo muito legal, né? haha Aaah, amei também o vídeo sobre cabelo loiro, meu cabelo tava precisando dessas dicas... Mas me diz, qual produto que devo comprar pras pontas? Ta suuuuuuuuper seco! Sem ser o óleo, porque moro em Recife e aqui não vende!
    Beijos linda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, obaa, que bom que me encontrou então!! kk

      Aqui vai estar cheio de diquinhas do Canadá!

      Não delete seu canal nunca porque alguém não acredita em você ou te desmotiva!
      A única coisa que pode fazer você deletar é uma decisão que venha apenas de vc!

      Gente, você viu várias mesmo mesmo! haha (tô terminando de ler seu comentário ainda)

      Eu gosto do creme Silicon Mix, creme 3 Minute Miracle, creme reparador Moroccanoil...
      Máscara da Tresemme também quebra um galho...

      Obrigada pelo comentário!
      Vou lá conhecer seu blog agora! ;)
      Bjs

      Excluir
  18. Bem legal sua experiência no Canadá, mas quando você diz temperatura de -80 não são graus celsius, certo? Se fosse você arrumaria isso aí, porque nós do Brasil não estamos acostumados com outras escalas e acabaríamos achando que no Canadá faz -80ºC, uma temperatura só encontrada na Antártica e olhe lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, no post está escrito:
      "-8o" e não "-80o".

      Mas de qualquer forma, obrigada. Vou deixar de forma mais clara no post.

      ;)

      Excluir
  19. Olá, Jessica!
    Estou indo para Toronto logo após o carnaval e estou com medo de virar picolé no frio e ainda por cima não me vestir com estilo afinal é muito pano pra se aquecer. Gostaria que você me desse algumas dicas á que você praticamente acabou de voltar de lá! Desde já agradeço sua atenção!

    ResponderExcluir
  20. Olá, Jéssica?!
    Viajo para Toronto logo após o carnaval. Vou passar 5 meses lá e gostaria de algumas dicas suas para se vestir bem sem abrir mão da proteção devido ao frio. Se vc puder me ajudar quanto a lojas e outras coisas tbm ficarei mt contente! Desde já agradeço sua atenção!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui! ;)

Arquivo do blog