22 de jan de 2013

Quanto custa pra fazer intercâmbio?

Desde que eu postei o primeiro vídeo da série Toronto Experience, várias pessoas têm me perguntado "quanto custa pra fazer um intercâmbio".

No primeiro vídeo eu contei um pouco sobre visto, acomodação, agência e escola. Se você ainda não assistiu, confira clicando aqui.

Bem, hoje eu vou compartilhar com vocês esse assunto tão importante!

Essa é a segunda vez que faço intercâmbio. O primeiro que fiz foi entre o ano de 2008 e 2009 para Miami, FL. Foi o Work Experience, um intercâmbio de trabalho.
Eu já contei um pouco sobre essa experiência e você pode ler clicando aqui.

Desta vez, eu queria fazer um curso de inglês. Eu adoro viajar para fora do Brasil e tento fazer isso pelo menos uma vez por ano. Mas no final do ano passado, comecei a pensar sobre estudar inglês e não simplesmente "viajar".
Assim, além de conhecer lugares novos, eu estaria também agregando mais conteúdo pra minha vida.
Morar, mesmo que por apenas um mês, é bem diferente de uma viagem de férias por uma semana!

Os gastos dependem, portanto, de muita coisa.
O tipo de programa que você quer, por exemplo, se será de trabalho, se será de estudo, curso profissionalizante... Enfim, existem muitas possibilidades! E cada uma com um preço diferente.
Além da cidade, escola e tipo de acomodação.
TUDO irá fazer o preço do pacote final variar.

No meu caso, aqui em Toronto, no Canadá, eu vim com meu noivo para fazer 4 semanas de inglês na escola Kaplan, através da agência Interconnect, de Curitiba.


Eu estou hospedada em uma casa de família, que era uma das opções mais econômicas.
Salvo engano, o preço era de CAD$ 680,00 incluso café da manhã e janta.
Cerca de CAD$ 23,00 por dia com duas refeições é realmente BEM barato se você for pensar em outras opções de acomodação.

Eu fiquei na mesma casa que meu noivo e esse é um valor aproximado e individual.
A família que você vai ficar varia bastante. Uma amiga ficou na casa de uma mulher mais nova, solteira. Nós estamos na casa de um casal de cerca de 55 anos de idade.
O filho da "mãe da casa" tem 37 anos, era de Montreal e agora está morando na casa também. Nossa casa tem um quarto pra cada pessoa, mas nós comemos todos juntos, na mesa, junto com a família, como hóspedes (não nos deixam nem lavar os pratos) e a Hazel, que é a "mãe da casa", sempre faz comidas diferentes para o jantar. Ela adora cozinhar!

O único ponto não tão positivo que eu teria pra dizer sobre aqui, é que fica 1h da escola.
Na verdade, é possível chegar em 40 minutos se pegar um outro meio de locomoção, mas nós já tínhamos comprado passe de ônibus. (Já falo sobre isso).

Fora isso, indico muito nossa família. Desde o primeiro dia estamos sendo tratados muito bem!!
Eles são bem atenciosos. Por exemplo, um dia pela manhã eu perguntei pra Hazel se eu podia esquentar o leite e ela esquentou para mim e me deu o café. Depois disso, ela ficou doente, sem entrar em contato com a gente. Mas mesmo assim, o Gary, marido dela, no outro dia fez sem que eu pedisse, leite quente com café e me entregou. Obviamente porque a Hazel falou que eu gostava...
E esse é só um exemplo de vários outros.

Eu tenho gravado vlogs (pequenos vídeos) quase diários e estou mostrando tudo, desde quando saí de Curitiba até agora. Lá você pode ver um pouco do nosso quarto e nossas reações com as novidades. Para assistir clique aqui




Eu estou estudando na escola Kaplan PLI, que tem sede em várias cidades do mundo. Lá trabalha uma brasileira, a Fabiana (que até falou no primeiro vídeo do Toronto Experience).
Ela me disse que é possível escolher a casa de família que você quer ficar.
Portanto, vocês podem pedir pra ficar na casa da "Hazel", que "a Jessica do Youtube ficou". :)

Na minha sala, estamos em cerca de 14 alunos e a grande maioria é de nacionalidade brasileira.
Eu achei que iria encontrar pessoas de vários países pra me forçar a falar inglês fora da sala de aula, mas não dei essa "sorte". A menina mais nova tem 16 anos e a mais velha tem 35.
A faixa etária fica em 19-24 anos.
Para saber o nível no inglês e a sala que você ficará, todos os recém alunos fazem prova escrita e oral. 
O meu nível é o B1, que seria algo como o primeiro intermediário.

Eu faço 15h semanais de aulas, ou seja, 3h por dia, de segunda a sexta-feira (serão 4 semanas).
Um curso como esse, através da Interconnect, custa cerca de CAD$ 1.200,00.

Toda essa questão de valores, devem ser vistos diretamente com a Interconnect ou a agência de intercâmbios que você escolher.

Quanto ao transporte aqui, eu comprei um passe mensal que custou CAD$ 128,00 e me deixa utilizar ônibus, metrôs e trenzinhos pela cidade.

Se você vai estudar aqui, procure saber se precisará utilizar metrô e ônibus todos os dias, porque essa é uma dica MUITO importante para gastar menos.
Eu pego ônibus e metrô pra tudo aqui, quantas vezes por dia eu quero sem gastar a mais por isso!

Já para refeição, eu gasto entre CAD$ 5,00 quando almoço um sanduíche, chocolate quente e sobremesa no Tim Hortons e CAD$ 12,00 quando pego comida "normal" como arroz, batata, carne e um refrigerante em outros restaurantes. Existem diversos espalhados um ao lado do outro nos shoppings e partes subterrâneas. 
Por isso, eu calculo aqui uma média de CAD $10,00 por dia para gastos com refeição.
O café da manhã e a janta estão inclusos na minha acomodação.

Como eu já disse antes, eu já estava pensando em estudar inglês fora do Brasil (estava em dúvida quanto a ir para Los Angeles ou Toronto) e acabei fechando uma parceria com a minha agência de intercâmbios.

Eu vim para cá produzir os vídeos da série "Toronto Experience". Eles serão divididos em 4 vídeos.
O primeiro você pode conferir aqui.

O segundo vídeo será de dicas de compras pela cidade. Eu e o noivo já finalizamos as gravações e vamos começar a editar. Provavelmente até domingo estará no canal!

A passagem aérea nós compramos pelo site da American Airlines e da Companhia Gol.

Vale lembrar que o visto canadense possui um preço diferenciado do visto americano, além do tempo de permanência no país.

Espero ter retirado as dúvidas de vocês!!

Mais informações:
Clique aqui para ser redirecionado ao site do Consulado Canadense.
Clique aqui para curtir a página da Interconnect no Facebook.
Clique aqui para ser redirecionado ao site da escola Kaplan PLI.



Pin It Now!

31 comentários:

  1. Adorei esse post, tudo bem explicado e o vídeo então nem se fala!

    ResponderExcluir
  2. Mesmo não comentando muito eu estou adorando o seu blog, pois não fala so de moda e tendências também da dicas de viajens e outras coisinhas.
    todos os dias leio as matérias e estou até pensando em fazenr um intercambio pela Kaplan(em NY).
    Bjus:
    Lucas Gama

    ResponderExcluir
  3. Olá Jéssica tudo bom? Eu vim aqui pra avisar que divulguei um dos seus vídeos no meu blog, aquele que vc fala dos ovinhos da Up MakeUp, é que eu fiz parceria com a loja e resolvi mostrar as blogueiras que aprovaram os produtos tudo bem pra vc? Se quiser dar uma olhada e falar se gostou ou não eu agradeço, Parabéns pelo blog e pelo canal no You Tube, e bom intercâmbio pra vc, Bjs!
    http://www-fantasia-secreta.blogspot.com.br/2013/01/produtos-da-up-makeup-testados-e.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Anna, claro que tudo bem!!
      Vou lá conferir seu blog e parabéns pela parceria! :)
      Bjss

      Excluir
  4. Nossa já quero fazer um!!
    Que sonhoooooooooooooo

    Beijos da Bia
    www.biancasales.com
    Instagram: @blogbiancasales

    ResponderExcluir
  5. Oi jeh no seu intercambio o preço citado de cad$1200 eh o preco qe a agencia cobra incluindo a acomodacao refeicao e o curso?pq normalmente nao esta inclusas as passagens ne nesse valor qe vc pagou oqe ta incluso?sou de curiiba tbm e vou entrar em contato com q interconect pra ir com meu namorado tbm fazer intercambio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, a escola, a acomodação e as passagens são todas separadas, cada uma tem um preço.

      Mas entre em contato com eles sim, que podem te informar melhor!
      :)

      Bjs

      Excluir
  6. Adorei o post! Super completo, me deu mais vontade de passar um tempinho por aí! Vi que você me respondeu no post passado, que fooofaaa!! Sucesso Jessi, beijokas, MD.

    ResponderExcluir
  7. Oi Jessica, super legal o post!
    Eu já estudei nessa mesma escola, porém tive azar de pegar uma família que na verdade nem era família, uma coisa muito louca, fiquei traumatizada rs. Fui pela World Study de ctba, e nunca mais volto lá! Mas que bom que você gostou e deu certo! Sucesso, beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Jessica, nossa eu adorei o post! Você explicou MUITO bem!
    Obrigada por tirar algumas dúvidas que eu tinha!
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  9. Jessica, esse valor de cad$ 1.200 estão inclusos o curso de ingles ( com matrícula e material didático) + acomodação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Graci, essa questão de preços você tem que ver direto com a sua agência de intercâmbios de escolha (ou com a Interconnect).
      Mas o valor da acomodação e o da escola são separados.
      Bjs

      Excluir
  10. Adorei o seu blog, muito lindo, amei tudo. Parabéns mesmo, vou sempre estar aqui. (:

    ontendency.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Sou louca para fazer intercambio pra LA ou para a Austrália e assistindo seus vlogs e videos do "Toronto Experience" fico com ainda mais vontade.

    ResponderExcluir
  12. oi queridaa!!! achei seu blog em um blogroll, nao lembro de qm... mto legal!!!

    é bem interessante vc postar sobre como fazer intercambio, as pessoas tem curiosidade mesmo!!!

    eu mesmo queria fazer intercambio para miami a um tempo atrás, hoje em dia quero pra Madrid!!!! :)))

    beijosss!!!!

    www.nerdicesdeluxo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oii Jessica,

    Que bacana esse intercambio. E você já percebeu alguma diferença no seu inglês? Eu penso em fazer intercambio também mas quero faze o de Au Pair para os EUA.

    Sou de Curitiba também e comecei um blog (chama-se Say Hi For The Moment) para dar dicas, falar de curiosidades, musica, diversão, e quando eu fizer meu intercambio também fazer alguns videos mostrando tudo. Acessa-lá para conhecer mais http://sayhiforthemoment.wordpress.com/about/.

    Parabéns pelo seu blog, estou sempre te acompanhando.
    Sucesso pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Larissa, legal que também é de Curitiba.
      Vou acessar seu blog sim!

      Olha, a princípio eu tinha achado que não havia feito muita diferença, mas agora, lendo textos em inglês e ouvindo vídeos também em inglês, deu pra perceber que ajudou sim, com certeza!

      Nada milagroso, é lógico, mas ajudou.

      Na verdade o que eu achei mais legal mesmo foi a experiência em um todo, de passar tanto frio, ficar em uma casa de família e ter as aulas.

      Obrigada por acompanhar! :)
      Bjs

      Excluir
  14. Oi Jessica!!

    Vc me inspira sabia?! Vc é diferente das outras blogueiras. é inteligente e fala sobre coisas interessantes! Já virei fã!!

    Quanto ao seu intercâmbio, vc ganhou da interconnect ou vc está bancando??

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Jessica!!

    Vc me inspira, sabia? Adoro seu blog! Vc é uma blogueira super diferente das outras...é inteligente e fala sobre coisas interessantes, não só futilidade.

    Já virei fã!!

    Quanto ao seu interchange. Vc está pagando por ele ou ganhou de presente da interconnect??

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Alessandra, muito obrigada pelo comentário!

      A Interconnect ofereceu o pacote de 4 semanas de inglês, mas as passagens de avião e demais viagens internas que fiz por lá foram por minha conta.

      Bjs

      Excluir
  16. Tudo de bom pra você na sua viagem, realmente o conhecimento e a experiência adquirida é algo que ninguém tira de você. Tenho acompanhado você em Toronto e só tenho a te agradecer porque vou em julho fazer um curso de férias, tudo no mesmo estilo do seu, e suas dicas me ajudam muito. Beijos e muito sucesso pra você!

    ResponderExcluir
  17. eu tava querendo fazer um intercambio pro canada tambem! sua dica foi muuuuito valida! obrigada linda!

    ResponderExcluir
  18. Eu queria intercambio pro Estados Unidos pra mim falar ingles mais fluente Obrigada pela dica !
    Bjs !
    http://my-life-a-fairytale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Jessica, adorei seu blog, sou de Curitiba que amo , mas atualmente moro no Rio de Janeiro, em Maio farei um intercãmbio pra NY e estudarei na Kaplan mas confesso que estou com receio pois meu inglês é nível Inermediário mas sou totalmente travada na hora de falar, gostaria de saber mais detalhes se possível sobre o nivelamento como é a parte oral do teste ? e vc pode escolher o período manhã ou tarde pra estudar? pois qdo fechei na agência eles me falaram que não era possível só depois do nivelamento . Por favor se puder me dar dicas de como foi e que nível vc ficou depois de 4 semanas . Obrigada Jessica , vc é Liiiiiiinda !! Bjos .

    ResponderExcluir
  20. Oi Jessica, sou de Curitiba que amo, mas atualmente mora no Rio de Janeiro, em Maio farei um curso de Inglês na Kaplan no Empire State Building em NYC , mas confesso que estou morrendo de medo pois meu inglês é intermediário indo pro avançado em Maio só que sou totalmente travada na hora de falar ai bate o medo da parte horal na prova de nivelamento , vc poderia comentar como é essa prova? e depois que vc acabou o curso vc conseguiu melhor de nível de qdo iniciou ? Qdo fechei na agênci não consegui escolher o período pra estudar manhã ou tarde, me falaram que só na escola depois do nivelamento isso procede? Se puder me responder agradeço muito . Ah e vocês formam um casal lindo ! Beijos Clady

    ResponderExcluir
  21. Oi, Jéssica, tudo bem? Estou amando seus vídeos sobre intercâmbio. Eu estou estudando inglês aqui no Rio de Janeiro e terminei o curso básico. Comecei o intermediário agora. Será que vale a pena estudar um mês no Canadá? Será que eu melhoro bastante o meu inglês? Esse mês que você estudou na Kaplan foi produtivo. Bjs. Rosemary

    ResponderExcluir
  22. Oi, Jéssica
    Vi que você já respondeu algumas perguntas como esta, mas como não entendi muito bem vou perguntar de novo, rsrs.

    Os 1.200 que você mencionou é somente a taxa da agência ou trata-se do valor do curso? (ou os dois?)

    Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Oi, acabei de conhecer seu blog e sempre tive essa vontade de fazer intercâmbio. Mas eu tenho uma dúvida: seis semanas é suficiente para aprender inglês? Um abraço e parabéns pelo projeto.

    ResponderExcluir
  24. Ola! Tambem sou brasileira e moro aqui em Los Angeles ha mais de 2 anos. Vim para cursar UCLA e agora trabalho numa empresa especializada em acomodacoes para estudantes estrangeiros na regiao de Westwood e Hollywood. Eu sei bem como eh dificil alugar um apartamento aqui porque ha muita burocracia, e em geral os precos das acomodacoes oferecidas pelas escolas e agencia de viagem sao bem salgados. Qualquer coisa deixo aqui tambem meu contato, estou sempre pronta igualmente para responder qualquer tipo de pergunta, ja que eu vivi essa experiencia toda na pele e sempre gosto de ajudar outros brasileiros. Achei esse blog otimo por esse motivo, eh bem esclarecedor e ajuda muito. Assim, me ofereco igualmente, principalmente quanto a questao da acomodacao ja que este eh meu trabalho aqui. Fica aqui meu email: tatiane@globalhomesla.com Abs

    ResponderExcluir
  25. no total de um mês, vc gastou quanto ?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui! ;)

Arquivo do blog