3 de fev de 2013

Dicas para montar um Mídia Kit

Mas afinal, o que é um Mídia Kit e por que eu preciso de um?

Como todos sabem, eu tenho um canal no Youtube (aqui) e esse blog. Por isso, vou me focar mais nessas duas "mídias sociais" pra explicar o porquê de ter um Mídia Kit ser algo essencial.



Não é tão fácil encontrarmos blogueiras da área falando sobre assuntos que fariam com que a competitividade de certa forma aumentasse.

No momento em que eu te ajudo a melhorar, supostamente, eu estaria te ajudando a conseguir um parceiro que poderia estar comigo, certo? Certo!
Mas se você não encontrar essa informação no meu blog, pode encontrar em outros.
Então, por que não te ajudar? Eu ajudo sim!

Vamos lá! Mídia Kit é como se fosse uma vitrine do que você quer mostrar (de bom, é claro) para conseguir bons parceiros e, consequentemente, bons frutos dinheiro para o seu blog ou canal no Youtube.

Quando você gosta de uma empresa e quer tentar uma parceria, você pode entrar em contato por e-mail e enviar seu Midia Kit. Ou pode esperar que a empresa entre em contato com você e te peça ele.

Essa "vitrine" deve estar sempre atualizada, já que os dados costumam variar.

No meu, em específico, eu menciono o número de inscritos que tenho no Youtube e as visualizações mensais. Além das visualizações diárias e mensais no meu blog, número de likes (curtidas) no facebook, instagram, vlog...

E junto de cada dado, tem um printscreen (foto) comprovando a veracidade do que estou dizendo.

Algumas empresas gostam que já tenha preço no Midia Kit pra que elas possam escolher que opção querem. Se um banner, um post, sorteio, etc.
Eu não gosto de colocar valores no meu pelo simples fato de que, assim como muita gente, não sei exatamente quanto cobrar. Então, eu vario o valor conforme o número de visualizações do mês anterior.

Um fato interessante que me aconteceu esses dias, foi uma pessoa que me enviou um e-mail pedindo meu Mídia Kit, mas sem grandes explicações na mensagem.
Eu havia escrito toda a resposta, até que resolvi checar o e-mail de envio. Adivinhem só?!

Era um e-mail com apelido de uma pessoa. É claro que eu não enviei e pedi mais informações.
Nós devemos prestar atenção para quem vamos enviar nossos dados.
Podia ser que fosse realmente uma pessoa de uma empresa, mas aí entra o fato que já comentei em um vídeo, "ter um domínio" e fazer um e-mail com o nome do seu site. Isso passa muito mais confiança!

Como o e-mail não tinha uma cara "profissional" pra mim, isso só me fez pensar que seria uma pessoa querendo ver meu Mídia Kit, matar a curiosidade sobre meus dados e saber quanto um banner custa por aqui. desconfiada

Eu já gravei um vídeo contando quanto dinheiro uma guru no Youtube ganha e dando algumas dicas para blogueiros.
Para assistir, você pode clicar aqui.


Nesse vídeo eu até menciono como estava feliz em ter quase 90 mil acessos mensais no blog.
Hoje eu posso dizer que estou duplamente feliz, já que os acessos são o dobro disso.
Muito obrigada a todos que gastam um tempinho passando aqui pelo KPD! 
Tudo por aqui é feito com muito carinho :)

Também já contei minha sincera opinião sobre as pessoas que acham que é "fácil" ter um blog.
Você pode ler clicando aqui.


E recentemente, um texto que me ajudou foi o "Dicas pra montar o seu Mídia Kit" lá no Fashion Sul.
A Debora Santos disse para colocarmos os comentários legais que recebemos, nessa nossa "vitrine".
Eu nunca tinha pensado nisso! Às vezes eu gravo alguns, pra ter como recordação, mas nunca achei que pudessem ser importantes pra uma empresa.

Eu continuo não sendo a pessoa mais indicada pra falar sobre valores de banners e muito menos de publiposts, mas o pessoal do FS pode te ajudar.
Para ler as dicas, clique aqui.

Ah, não esqueça de deixar um  ao lado do KeepCalmDIY! :D
Aqui.

Bem, na minha opinião, um blog ou canal no Youtube não devem ser resumidos somente com o pensamento de "ganhar dinheiro". Isso não é algo tão fácil e você poderia acabar se decepcionando.
Eu prefiro continuar pensando que meus canais são um trabalho que eu gosto de ter, sendo remunerado ou voluntário!






Pin It Now!

33 comentários:

  1. Eu tinha um certo preconceito com blog de moda já que todos que eu entrava eram fúteis e não traziam nada diferente dos outros blogs, parecia um ctrl c de ideias. Quando achei seu video no youtube me interessei e comecei a ver seus videos e textos. Curto muito o jeito que você gosta de ensinar as pessoas, passar informação e to adorando os videos do seu intercambio. Eu estava (e tenho certeza que muita gente também) estava com saudade dos blogs que são algo a mais de "ganhar dinheiro". O seu blog é mais que isso e é por isso que eu sempre visito. Parabens por ele, de verdade.

    ResponderExcluir
  2. Puxa... você me ajudou bastante! Tenho lido muitas dicas pra melhorar meu blog e já deixei de fazer algumas coisas q me atrapalhavam e comecei a fazer outras q tem feito meu blog crescer muito! Fico muito feliz qnd blogueiras experientes compartilham suas ideias com quem está começando! Muito obg lindiinha!

    Bjuuxx =)

    rebecaverli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, foram muito claras pra gente que é iniciante. Você como sempre sincera nas suas postagens. É bom saber que vc nao tem essa competitividade no mundo da blogosfera e tá sempre disposta a ajudar. Cada vez mais adoro o seu blog. Bjos e um bom dia!
    http://robertarodrigueslady.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Jessica, é simplesmente uma delicia passar por aqui, venho mais de uma vez por dia ver se tem um post novo! O jeito que cuida e se dedica ao seu canal nos passa o quanto você gota de fazer isso, não como um trabalho mais sim como algo prazeroso!
    Me inspiro em você, a unica coisa ruim é que esse jeitinho seu nos faz ter vontade d te conhecer pessoalmente!=P
    Essa intimidade,cumplicidade virtual nos faz querer estar realmente perto de você!!!
    Desejo muitta sorte, que Deus te de ainda mais capacidade de fazer o que gosta ! beijOos

    ResponderExcluir
  5. eu simplesmente amooooo seu blog.. eu estou montando um blog pra mim..ainda estou começando,mas as suas dicas estão me ajudando... bjs
    mufev.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nossa Jéssica que legal, eu super amei as suas dicas, você como sempre nos ajudando bastante, tudo de bom ! beijos !

    causandoloucura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Parabéns mais uma vez pelo conteúdo postado Jéssica. Seu sucesso é merecido!

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  8. Adorei, me deu uma super noção do que está faltando pra colocar no meu *-*
    Beijos, Jéssica Galvão {Hora da Make}

    ResponderExcluir
  9. Realmente... as pessoas pensam só em sí. Acho legal, vc não é uma pessoa egoísta.
    Tenho um blog, bem pessoal... Não penso ainda em "me bancar" com o que faço (ví seu video de qt uma guru ganha e fiquei impressionada!), faço porque gosto mesmo.
    No blog divido as coisas que gosto... talvez quando eu tiver no meio da faculdade eu pense em "divulgar" mais. No momento penso em ser uma boa medica veterinária e o blog ainda é um hobby.

    Bjss Linda.

    PS: amooooo seu cabelo, sempre me inspiro nele. Um dia chego lá! rsrs

    http://ma-cherrie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Jéssi eu gosto muito de ti e do teu blog..
    Simplesmente pura originalidade e dedicação :D
    Comecei um a pouco tempo e além de dividirmos o que sabemos me parece ser um diário amigo também ahahaha'
    Beijos :*
    http://carolinalbackes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nossa, achei um vídeo teu no youtube explicando como conseguir parcerias e explicando um pouco esses tipos de coisas. Entrei no seu blog e achei esse comentário mais que útil pra mim!
    Trabalho com blog e canal no youtube Ha +/- 1 ano e não recebo absolutamente NADA por isso, não tinha parceria (tenho 1 porque a Fabi é minha best). Sempre tirei dinheiro do meu bolso pra comprar produtos, fazer resenhas, tutoriais e etc... A 1 semana atras tive minhas contas Hackiadas e todo o meu conteúdo deletado! Foi um choc ENORME até hoje assim estou abalada com isso tudo. Mesmo assim, resolvi RECOMEÇAR! Pois acabei de investir num layout novo e não iria desistir de tudo, até porque meu amor pelo que faço é imenso! Mesmo tendo que fazer outro canal e outros e-mail, estou feliz, pois em menos de 1 semana consegui mais de 900 inscritos no youtube,mais de 1000 curtidas na Fanpage. É muito gratificante ver as pessoas te apoiando e te ajudando a se refazer, refazer seu trabalho;
    E mesmo assim sinto uma ENORME dificuldade em conseguir parcerias, mesmo tendo ótimas visualizações, seguidores e tudo mais. Algumas empresas simplesmente ignoram um e-mail. Não se prestam nem a dizer NÃO! É muito difícil e muita das vezes desmotivador... Muitas meninas que tem blogs acabam se achando inúteis, pois tem tantos seguidores, mas não conseguem sair daquilo sabe? O capital (R$) muita das vezes não ajuda..
    Seu post pra mim foi muito útil. Muito obrigada pelas dicas. E muito mais Sucesso pra você!

    Te convido a conhecer meu blog e acompanhar esse meu recomeço!
    www.quasepronta.cocm.br

    Beijos querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, nossa, eu imagino que realmente deve ter sido horrível perder todo o trabalho que teve!
      Mas o importante é que você foi forte o suficiente pra recomeçar e quem sabe tivesse que ser assim, porque talvez agora coisas melhores te aconteçam. Boa sorte!
      Vou visitar seu blog sim! :)

      Bjoss

      Excluir
  12. Jé isso é o que eu mais gosto em você! Tu não tem problemas em dividir coisas que são essenciais para blogueiros, mas que muitas vezes, nós iniciantes, não sabemos e temos muita vontade de saber e ninguém quer explicar por medo da concorrência. Parabéns pela atitude profissional, beijos.
    http://theclassicblack.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Jessica adoro seu blog e seu canal no youtube!!! São poucas pessoas como vc que compartilham essas informações nesse meio de blogs. Acho muito legal da sua parte fazer isso. Vc merece todo o sucesso e ainda mais,pois seus videos são super profissionais, as edições sensacionais e adoro seu vlog tbm. beijusss

    ResponderExcluir
  14. O seu diferencial está em ajudar, com boas intenções, quem está começando. O conteúdo do seu blog, aliás, sempre foi muito diferenciado. Parabéns pelo trabalho!

    Victips.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Jessica conheci o seu blog há um mês através de um video da Taciele Alcolea que te indicou, e estou adorando seu blog e essas dicas então me encanta, é tudo tão bem preparado quero te parabenizar pelo seu trabalho... Eu tenho vontade de criar um blog porém tenho medo da exposição.. Parabéns pelo seu Blog... Adoro seus videos tbm, Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Gente para quem não sabe o formato de um mídia kit, tem esse da Niina do blog NiinaSecret. Ela disponibiliza no final da página. http://niinasecrets.com.br/ads/ninasecrets_midiakit2012.pdf

    ResponderExcluir
  17. Adorei as dicas, eu ainda não cheguei nesse ponto de ter parcerias, então eu não entendo muito dessas coisas, mais seu post me ajudou muito, para que futuramente eu não fique muito perdida e confusa. Ainda não tenho um canal no youtube, mais tenho muito vontade de ter, o problema principal é a vergonha! parabéns por ajudar as pessoas, e futuramente eu espero ter muitas leitoras queridas como você tem e quando eu fizer meu primeiro Midia Kit lembrarei de você *-*
    beijos ;*

    http://exageroderimel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie Jéssica
    adorei o post. Acho você muito sincera, e ajuda muita meninas que estão começando. Porque afinal, todas as blogueiras que hoje são famosas, um dia começaram do 0 também. Com determinação e muito capricho acho que quem ta começando pode um dia chegar lá. =D
    Adoro seus vídeos
    Um beijão!

    patriciatnk.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Jessica!
    Primeira vez que visito o seu blog e estou encantada!
    Cheio de informações ótimas e essa do Midia Kit foi maravilhosa!
    Realmente é difícil encontrar informações sobre o assunto e quem está começando sempre fica em dúvida sobre o que colocar, mas o seu post foi ótimo. Obrigada por dividir ;)

    Beijos ;*

    www.boldbravefree.blogspot.com.br
    www.ilovemoda.com.br
    www.ilovesorteioseconcursos.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oiiiiieeeeeeeeee

    Seguindo seu fantástico blog, segue o nosso tbm? *.*

    http://heygirlsitsamazing.blogspot.com.br/

    Beijinhuuusss

    ResponderExcluir
  21. Oi flor conheci seu blog e canal no youtube por acaso, estou adorando os vídeos e posts em geral! Já estou seguindo seu blog e aproveito para convidar você e suas leitoras para conhecerem o meu blog também!
    Beijinhos! Cada vez mais sucesso pra você! ;D


    http://deixadesermaluca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Nossaaa que linda vc eh..
    Achei seu blog mexendo akii por acaso..
    Nunca vi nenhuma blogueira tão sincera e fofa como vc..
    vc eh uma inspiração pra muitas blogueiras como eu..

    Nunca, nunca nenhuma blogueira divulgou com a gente coisas assim de midia..(pessoas muito egocentricas)
    Jah vc... Ahhhhhhhhhhhhhh meu Deus q fofaaa..
    você merece todo o sucesso do mundooo..
    Lindaaaaaaaaaaaaaaaaa...

    Parabens
    apartir de hj esse passa a ser o meu blog favoritooo..

    http://potioncherry.wordpress.com

    ResponderExcluir
  23. Nossaaa que linda vc eh..
    Achei seu blog mexendo akii por acaso..
    Nunca vi nenhuma blogueira tão sincera e fofa como vc..
    vc eh uma inspiração pra muitas blogueiras como eu..

    Nunca, nunca nenhuma blogueira divulgou com a gente coisas assim de midia..(pessoas muito egocentricas)
    Jah vc... Ahhhhhhhhhhhhhh meu Deus q fofaaa..
    você merece todo o sucesso do mundooo..
    Lindaaaaaaaaaaaaaaaaa...

    Parabens
    apartir de hj esse passa a ser o meu blog favoritooo..

    http://potioncherry.wordpress.com

    ResponderExcluir
  24. Nossaaaaaaaaaaaaa..
    Vc eh diferente de todas as blogueiras que conheço..
    Q fofaa, lindaaa e inspiradora q vc é..
    Adorei conhecer seu blog..

    Nunca vi nenhuma blogueira divulgar algo assim com a gente...
    mostra que as outras são muito egocentricas..
    Jah vc, nossaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa..
    Vc merece todo o sucessooo e carinhoooo do mundooo..
    Parabenss, forçaaa nessa sua batalha..
    A partir de hj esse passa a ser meu blog favorite
    vc me conquistou..
    Bjos Lindaaa

    http://potioncherry.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, que fofa!
      Muito obrigada pelo comentário!!
      Eu realmente acho que pode haver espaço pra todas. A internet é muito grande!
      Bjos

      Excluir
  25. Parabéns Jéssica sempre arrasando com os post. Adorei as dicas amo seu canal!
    bj

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pelo post, tenho certeza de que você está ajudando muitas pessoas com essas dicas, digo isso como leitora, blogueira e "empresa". O que eu recebo de e-mails propondo parcerias e quando solicito o midia kit a blogueira não sabe direito o que é, manda incompleto/desatualizado... E com isso infelizmente acabam perdendo a oportunidade! Além dos outros vídeos auxiliando as meninas sobre como conseguir parceria. Desejo muito sucesso para você, e continue nesse caminho que você vai ir mais longe ainda.
    Beijos,
    Jaque Sgaraboto
    http://www.bbjstore.com.br

    ResponderExcluir
  27. Gostei do post e principalmente do video ,me deu uma base muito boa sobre o mundo das blogueiras. Comecei a pouco tempo com o blog com o intuito de passar o tempo e fazer oque gosto e acho que isso é fundamental o resto é consequencia !
    garotaatrevida-01.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Meu, seu trabalho é diferenciado no youtube e aqui também. Dá pra ver! Por isso, logo que vi um de seus primeiros videos ja me inscrevi, passei a acompanhar e etc... por ser um trabalho diferenciado e segmentado (;

    Bom... se puder dá uma passadinha no meu também! Um novo conto que passa em NY cabou de sair do forno e também vários posts legais estão sempre surgindo =)

    http://www.vidaqueinspira.blogspot.com.br/ - Vida que inspira :D


    Beijoooos e sucesso!! :D



    http://www.vidaqueinspira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Ahhhhhhhhhhhh, até que enfim to achando dicas REALMENTE uteis!
    Tô bem nessa fase de investir mais em midia kit, divulgação, etc...
    OBRIGADA Jessica!

    Beijos
    Camila

    www.sejabelissima.com.br

    ResponderExcluir
  30. Adorei as dicas mas tenho uma duvida cruel !!!! Meu blog é voltado para looks diários como inspiração para que as pessoas montem seus looks também, e eu não estava a procura de anunciantes, mas sim, de parcerias com lojas e grifes para que me enviassem peças para que eu montasse os looks e desse o crédito para as marcas.... Como fazer um midia kit seguindo estes parametros ? me dá um nó só de pensar no que fazer... não consigo pensar em nada rs... Diferentemente da maioria, eu tenho este blog de looks porque amo mesmo moda e queria que todos pudessem ter inspirações para aquela peça que as vezes compram e não sabem o que vestir com elas... poréeeeemmmmm ... como é atualizado diariamente não tenho como viabilizar por muito tempo rs.... Então busco mais apoio para conseguir manter a proposta do blog (que é postar looks novos diariamente) do que propósitos monetários ....
    #comofaz? rs
    http://lookatmebr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Meninas queria pedir a vocês que visitassem meu blog, la tem coisas sobre moda, cabelo, unha e tudo mais... desde ja obg :)

    Blog: http://fasesdeumaprincesa.blogspot.com.br/?m=1

    Voce e muito boa, adoooro vc!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui! ;)

Arquivo do blog