24 de jun de 2013

Meus cuidados | Pele sensível e alérgica

Já faz quase um ano que um tipo de alergia surgiu apenas de um lado do meu rosto e desde então eu já passei por uns 5 dermatologistas.

Três deles alegam que os sintomas e a aparência são de Rosácea, já outros dizem que é alergia.

Bem, eu discordo que seja Rosácea pelas fotos que já encontrei na internet e acho estranho ser alergia por ser apenas de um lado e nunca ter desaparecido.

Mas resolvi fazer um tratamento com alguns cremes receitados pelo último médico e alguns deles tiveram uma boa reação com meu rosto, por isso, quero compartilhar com quem possa estar na mesma situação!

Vale dizer que antes de passar qualquer produto no seu rosto, é interessante que você consulte seu médico. Cada pessoa tem um tipo de pele e necessidades diferentes.

Pra que vocês entendam a situação da minha pele do rosto:

Eu nunca tive grandes problemas com acne, sempre tive a pele bem lisinha e bonita!
Por esse motivo, inclusive, até pouco mais de um ano eu não usava base, porque não precisava uniformizar a cor da minha pele.

Até que surgiu uma manchinha vermelha absolutamente "do nada" e ela foi crescendo.
Com o tempo, ela mudou de aparência e algumas vezes coçava, outras vezes ardia e sempre muito seca e áspera.

Então, por indicação de uma dermatologista, eu passei a usar uma pomada (que não está na foto) e não adiantou nada. 

Fui em outra dermatologista e comecei a usar o Rosaliac, que serve para quem tem áreas bem avermelhadas no rosto. Esse creme deveria diminuir bastante esse aspecto e de fato foi o que aconteceu.
Eu comprei ele em Toronto por cerca de $ 29,00.
Todas as noites eu passava antes de dormir.

A aparência avermelhada diminuiu com cerca de um mês de uso do produto, mas surgiram algumas bolinhas (como se fossem espinhas) e meu rosto começou a coçar com o uso contínuo.

Então, eu parei de usar e comprei o creme Fisiogel Hipoalergênico. Paguei mais ou menos R$ 75,00 e a "textura" da minha pele ficou incrível desde a primeira vez que passei! (Passei antes de dormir).
Porém, era como se tivesse assim porque tinha uma "camada" hidratante por cima.

Eu fui então em outro dermatologista que me receitou a pomada Elidel pra usar todos os dias antes de dormir, essa pomada custou cerca de R$ 125,00, além do sabonete líquido Eucerin, que custou cerca de R$ 25,00 e a Água Termal Avène.

Resultado:
A pomada Elidel não solucionou o problema, meu rosto não é mais "áspero" na região, ele é bem macio, mas possui bolinhas que parecem espinhas.
Na minha opinião, o Rosaliac realmente diminui a aparência avermelhada, mas pra mim deu um tipo de alergia com o uso contínuo. O creme Fisiogel é ótimo! Mas não sei se trata realmente do problema.
A água termal, que eu nunca dei bola, ajuda a "acalmar" um pouco a pele e de certa forma, deixar ela mais hidratada (sem milagres).

Em cada parte do meu rosto, antes de dormir, eu passo um dos cremes que citei acima. Cada parte do meu rosto precisa de um cuidado diferente.

Eu sei que muitas pessoas tomam Roacutan (para casos específicos) e têm um ótimo resultado, mas até o momento, ele não foi indicado pra mim.
Eu manterei vocês informadas sobre qualquer novidade!

Alguém mais com pele sensível? O que vocês usam?

Encontre-me:
Twitter/Instagram: @JessicaKeepCalm
Pin It Now!

28 comentários:

  1. Jessica, eu não sou médica e nem vi a aparência do seu rosto para dar uma opinião. Mas pelo o que você relatou parece o que o meu irmão tem, e além do rosto ele tem nas costas também. No caso dele isso se deve ao fato dele ter rinite alérgica e essa é apenas um sintoma, quando a rinite tá forte a coisa piora. Ele usa o fisiogel também o que ajuda a reconstituir a pele, e uma outra pomada controlada para tratar a região. Não sei se tem alguma coisa haver com o seu problema, afinal um dermatologista já teria dado o diagnostico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Jennifer, eu tenho um pouco de rinite, não sei se tem alguma relação, mas em todo caso vou perguntar para o meu dermatologista.
      Obrigada por comentar! :)
      Bjs

      Excluir
  2. Roacutan é pra quem tem acne, e pela sua descrição, não parece ser acne pra tomar o Roacutan. Pelo contrário, se vc com essa pele sensível que está tomar o Roacutan, capaz de vc ficar muito pior, já que durante o tratamento, ele esfola legal a pele, lábios, cabelo... Não sei se é pq algumas blogueiras famosas tomam Roacutan por causa de poucas espinhas, e saem por aí fazendo vídeo e falando "Nossa, o Roacutan deixou minha pele melhor do que já era", que tem umas doidas que ficam procurando dermatologista pra conseguir o Roacutan. Roacutan não é cosmético pra ser usado pra ficar com a pele bonita. É um remédio muito sério e que pode trazer sérias consequências depois. Jéssica, na sua próxima consulta peça para fazerem exames e se possível uma biópsia, só assim pra ter certeza do que vc tem. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Kathy, pois é, depois que várias blogueiras disseram que usam, o Roacutan ficou famoso na internet.
      Mas realmente melhora a pele de muitas pessoas.
      A minha pele parece que está desenvolvendo acne na região "problemática", mas por enquanto meu médico disse que era pra tentar tratar com cremes.
      Eu quero muito fazer uma biópsia!
      Bjs

      Excluir
  3. Bom dia, passei pela mesma experiencia que você. Do nada apareceu essa mancha vermelha só de um lado do rosto e coçava muito, ela foi aumentando ... qnd parava de coçar a pele ressecava e depois ficava essas ''bolinhas''. Fui no dermatologista e descobri que a alergia era à formaldeído e tolueno, ou seja, a esmalte. Desde então só uso esmalte anti-alérgico e nunca mais tive esse problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, eu já li bastante sobre essas alergias por esmalte, mas infelizmente acho que não é meu caso.
      Eu quase não uso e agora mesmo, estou há um mês sem usar e não resolveu muito... :/

      Excluir
    2. Jessica o formaldeído e toluene não estão só em esmalte, as alergias a esmalte muitas vezes são a corantes e outros components que estão presents em maquiagem, infelizmene! Pode ser que seja isso! Só você fazendo o tste de ficar "clean" por um tempo, o que é bem chatinho né? rs Eu sou tão alérgica que não uso NUNCA nenhum dos dois! Ms já to acosumada com isso, rs, e a minha alergia não dá na pele, dá só em forma de rinite, porém muuuito fote como se eu tivesse no auge de uma gripe e é muio incoveniente! Bijos boa sorte aí!

      Excluir
  4. sempre to por aqui flor,
    beijos e me visita lá,
    beijos

    www.maniadeimportado.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Jéssica. Também tive esse problema e foi causado justamente pelo uso do esmalte, no meu caso mais especificamente pelos da marca Impala. É algo que podemos demorar pra descobrir porque mesmo parando de usar demora um pouco pra desaparecer a vermelhidão e principalmente a coceira. Tenta ficar pelo menos um mês sem utilizar, mesmo os hipoalergênicos pra ver, acredito que seja o mesmo problema que eu tinha. Obs: infelizmente tive que descobrir isso sozinha, pois passando por 2 dermatologistas nenhum deles cogitou a hipótese. Bjos, adoro teu blog.

    ResponderExcluir
  6. Olá Jéssica. Tive o mesmo problema que vc. No meu caso foi mais na região dos olhos e como já foi dito aqui nos comentários era problema com uso de esmalte, no meu caso somente os da marca Impala, não sei porque. Como fui a 2 dermatologistas, passei várias pomadas e nada, decidi ficar sem pintar as unhas por 1 mês (nesse caso o Dr. Google me ajudou mais que os outros), evitei até mesmo os esmaltes hipoalergênicos e..... tcharam!! Para minha alegria e alívio passou, mas minha pele ficou um pouco manchada na região das bolinhas, infelizmente. Tenta fazer um teste, quem sabe, né?! Adoro teu blog, bjos.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho esse mesmo problema, apareceu quando vim morar em Portugal, após o primeiro inverno aqui. Morava em Belo Horizonte e o clima lá é bem diferente do daqui. Fui em 2 dermatologista e eles me disseram que seria rosácea, não acreditei muito, porque realmente as fotos são muito diferentes, mas minha pele fica idêntica a sua, naquela foto que postou no instagram, agora depois de 3 anos que apareceu a primeira, do outro lado está começando :( eu estava usando o phisiogel e um antibiótico em gel chamado metroderme, que é pra quem tem rosácea, confesso que melhorou, mas eu não uso constantemente. O ideal é insistir naquilo que está te fazendo bem. As minnhas manchas aparecem com excesso de calor, de frio e vento, quando bebo vinho, e realmente coçam e as vezes aparece as bolinhas vermelhas. E as suas? São assim também? Agora fiquei na dúvida se também tenho rosácea haha

    ResponderExcluir
  8. Eu me mudei de Belo Horizonte pra Portugal há 3 anos, e desde então depois do primeiro inverno aqui, apareceu uma manchinha vermelha bem pequenininha do lado direito do rosto, ela começou a crescer depois de 1 ano fui ao médico e tive o diagnóstico de rosácea por 2 dermatologistas, e comecei a usar conforme eles receitaram o phisiogel e a pomada metroderme em gel, mas confesso que não melhorou muito, até hoje elas aparecem quando acabo de secar o cabelo porque está muito quente, ou quando o dia está quente, quando está muito frio, vento e quando bebo vinho. As suas aparecem assim também? E realmente os dias que estão secas demais, coçam. Queria realmente ter certeza do que tenho, pois infelizmente incomoda muito ter isso no rosto. Nunca posso estar sem uma base ou bb cream porque fica realmente bem vermelho nos dias que ataca. Se souber de algo que possa ser, diz. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá! Eu sou uma pessoa com alergia a tudo: esmalte, sabonete, shampoo, cremes hidratantes, produtos de limpeza (detergentes, sabão em pó,...), penicilina. Sem contar rinite, insetos, níquel. Tenho alergia até a vitamina B12, então tenho um pouco de experiência nisso...
    O seu caso pode ser alergia sim! Você disse q achou estranho ser de um lado do rosto e aparecer do nada... Pois é! Eu não tinha alergia a detergente até 4 anos atrás. Ao lavar a louça, minha mão direita começou a despitelizar... ficou "carne viva", cheia de bolinhas ao redor dos dedos. Coçando muito. Depois de um tempo, parece que se agravou e deu na palma da mão, um vermelhão na palma, saía até sangue... e incrível: só na mão direita. Agora o porque de ser apenas na direita, eu não sei. Recomendo a você ir em um alergista. Eu sou de Curitiba também e já fui duas vezes, em dois diferentes, e os resultados foram os mesmos. É muito difícil descobrir a que você tem alergia, temos que entrar em contato com a substância pra saber, né? A minha alergia à esmalte começou esse ano. Eu amo esmaltes e não vivo um dia sem. Começou a me descascar ao redor da boca, comentei com uma amiga e ela sugeriu que eu usasse um esmalte importado. Usei e o descascado passou. Voltei a usar um nacional (Ana Hieckmann) e acordei no dia anterior com a boca inchada. Então alergia aparece sim do nada, sem hora... É uma droga mesmo! Vá ao alergista, ele pode descobrir o que é através de exames cutâneo específicos.. Porém nem sempre! Como eu disse, é de difícil diagnóstico. Espero ter ajudado! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Gente, quando vocês desconfiam que estão com alguma alergia, sugiro realmente que vão ao ALERGISTA! Muito melhor ;)

    ResponderExcluir
  11. Oi Jéssica, tudo bem? Eu tenho isso no rosto tbm! E aparece em áreas específicas! Minhas orelhas racham e parece que vão desgrudar da cabeça. Rs... Ao redor da boca tbm, mas só de um lado! Até hj não sei o que é, mas acredito que seja do esmalte tbm! Mas o engraçado é que só aparece no inverno! Minha mãe diz que é impinge, tipo uma micose! Minha tia me deu uma pomada que chama dexametazona e resolve muito! Sempre que aparece, eu uso e em dois dias some. Não fica nem rastro das manchas! Ela pegou no posto de saúde. Se vc quiser comprar pra testar, é baratinha! Mas fala que vc quer a pomada pq tem xarope tbm! Espero ter te ajudado! Beeijo :)

    ResponderExcluir
  12. Oi Jessica! Tudo bem? Eu tenho o mesmo problema! Passa dexametazona, é baratinha e em dois dias some! Mas eu sempre passo mesmo quando some por pelo menos uma semana, umas 3 vezes por dia pq o médico disse que some da primeira camada da pele, mas fica nas demais, por isso tem que passar mesmo quando some! Espero ter ajudado! Beeijo :)

    ResponderExcluir
  13. Oi Jessica, tudo bem?
    Vim lhe informar que o Roacutan pode causar depressão entre outros efeitos adversos, como por exemplo ressecamento da pele e membranas mucosas, então se não for de fato um caso de acne muito séria, não tome.
    Ele é muito forte, e como o seu é apenas uma "alergia" é melhor tomar remédios mais leves e cremes indicados pelo seu médico...

    Beijos, Isabela Galvão.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Jéssica!

    Então, acho bem chato quando a pessoa tem problema com a pele do rosto. Minha prima tem e eu vejo a loucura que é.
    Eu também tenho problemas com pele alérgica e que fica irritada com facilidade, mas no meu caso é a pele das pernas. Qualquer coisinha mancha, fica vermelho (e eu sou morena kkkk)... E sem contar que antes ela era MUITO ressecada.
    Minha dermatologista me indicou um hidratante deuso! É o Cetaphil, conhece?
    Ele é próprio para peles sensíveis e mega funciona em parar irritações e dar um tapa na hidratação da pele. Uso já há 2 anos e JAMAIS arrependo de pagar um pouco mais (já deu pra entender a questão do preço, né? hahah). É muito bom!

    Ainda não falei dele no meu blog, mas no dia que eu falar irei lhe convidar para ler.
    http://www.espelhoepassarela.blogspot.com.br/


    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Jessica! Muito bom seu post! Tenho alergia a esmaltes. Até escrevi uma postagem sobre o assunto: curteadica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Tenho dermatite atópica e às vezes a alergia tenta se espalhar para o rosto (principalmente com essa mudança de clima brusca que ocorre aqui em Curitiba). Vou no dermatologista também e ele me receitou elidel também. Resolveu. Só a quantidade que vem nele fez com que comprasse mais de uma pomadinha por mês, e isso quase me levou a falência. Haha. Corri pra muitos médicos pra "curar" a minha alergia, e o único que solucionou o problema foi o doutor Marcio Barbieri (fica perto do Shopping Curitiba, ele atende na clinica Saint Paul, indico pra você). E cuide disso, porque pode piorar!
    Com carinho, Bianca.

    ResponderExcluir
  17. Tenho dermatite atópica e de vez em quando a alergia resolve se espalhar pro rosto (principalmente com essa mudança de tempo brusca de Curitiba). Me receitaram Elidel e funcionou. O único problema é que a quantidade que eu usava com uma pomada às vezes não durava o mês todo, e assim, pesava no bolso. Corri Curitiba inteira para "curar" essa alergia, e o único médico que pode solucionar o problema foi o Doutor Marcio Barbieri (ele atende na clinica Saint Paul, pertinho do Shopping Curitiba, indico pra você). E veja isso porque realmente pode se tornar algo mais grave/sério, necessitando até de medicação.
    Com carinho, Bianca.

    ResponderExcluir
  18. Você já viu isto?

    Uso de cremes 'Elidel' e 'Protopic' é de evitar

    12 março 2005Comentar

    A autoridade portuguesa que regula o sector do medicamento recomendou ontem que os dois cremes potencialmente cancerígenos à venda em Portugal devem ser utilizados apenas quando falharem outras alternativas terapêuticas e por curtos períodos de tempo.

    Recomendações que surgem depois de a autoridade americana para o medicamento - Food and Drug Administration (FDA) - dizer que os dois cremes para afecções cutâneas apresentam um potencial risco de cancro. Trata-se do Elidel(Pimecrolimus) e do Protopic(Tacrolimus), dois medicamentos imunos- supressores de aplicação tópica e indicados no tratamento de dermatite atópica (eczema), que se encontram à venda em Portugal.

    O Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento (Infarmed) diz que, "de acordo com resultados de estudos realizados em animais em condições de sobredosagem, os medicamentos imunossupressores poderão estar associados a um risco técnico de desenvolvimento de neoplasias". Por isso, devem ser prescritos apenas em situações em que outros produtos não tenham tido sucesso. "Não devem ser administrados a crianças com menos de dois anos" e a sua utilização deverá ser feita "apenas por curtos períodos de tempo ou intermitentemente (a segurança em tratamentos de longa duração não é conhecida)" e "na dosagem mínima eficaz". Na Europa está a ser feita uma avaliação dos cremes.

    ResponderExcluir
  19. Jéssica eu resolvi comentar porque eu passo pela mesma situação e até hoje não fui em dermatologista mas achei uma solução boa (sei que não é indicado e pretendo ir em algum médico logo)!
    Descobri que tenho Dermatite Atópica, uma alergia que não tem cura e vem sem avisar e sai também sem avisar, coça, arde e fica uma vermelhidão em algumas partes do meu rosto, como boca e sobrancelha, agora comecei a ter um pouco no pescoço!
    Eu passei a usar Cetaphil(ele promete proteção até 48h), ele é um hidrante muito bom e no instante que eu passo ele já ameniza, recomendo muito, junto com ele uso uma pomada chamada acetato de hidrocortisona que é milagrosa!!!
    Enfim eu sei como isso é ruim, porque as vezes até evito de sair de casa pelo aspecto feio, vermelhidão e eu evito ao máximo passar maquiagem quando eu to com isso pra não piorar a coceira!
    Espero ter te ajudado, beijos!
    Admiro muito seu trabalho e seu blog :)

    ResponderExcluir
  20. Jéssica eu resolvi comentar porque eu passo pela mesma situação e até hoje não fui em dermatologista mas achei uma solução boa (sei que não é indicado e pretendo ir em algum médico logo)!
    Descobri que tenho Dermatite Atópica, uma alergia que não tem cura e vem sem avisar e sai também sem avisar, coça, arde e fica uma vermelhidão em algumas partes do meu rosto, como boca e sobrancelha, agora comecei a ter um pouco no pescoço!
    Eu passei a usar Cetaphil(ele promete proteção até 48h), ele é um hidrante muito bom e no instante que eu passo ele já ameniza, recomendo muito, junto com ele uso uma pomada chamada acetato de hidrocortisona que é milagrosa!!!
    Enfim eu sei como isso é ruim, porque as vezes até evito de sair de casa pelo aspecto feio, vermelhidão e eu evito ao máximo passar maquiagem quando eu to com isso pra não piorar a coceira!
    Espero ter te ajudado, beijos!
    Admiro muito seu trabalho e seu blog :)

    ResponderExcluir
  21. Oi Jessica! Eu também as vezes tenho problema com espinhas, minha pele melhorou muito, posso até sair sem pó, corretivo... Com o uso apenas de "Acnase" ele faz milagres (pelo menos em mim!) testa ele, eu passo todos os dias antes de durmir, e quando acordo eu lavo o rosto! Ele tira o vermelho... É muito bom! E além de tudo é baratinho...

    ResponderExcluir
  22. Oi Jessica! Eu também as vezes tenho problema com espinhas, minha pele melhorou muito, posso até sair sem pó, corretivo... Com o uso apenas de "Acnase" ele faz milagres (pelo menos em mim!) testa ele, eu passo todos os dias antes de durmir, e quando acordo eu lavo o rosto! Ele tira o vermelho... É muito bom! E além de tudo é baratinho...

    ResponderExcluir
  23. oi não posso usar maquiagem que meus olhos ficam vermelhos e cossam muito, e o medico disse que rasacea não tem cura e isso pode ser verdade.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui! ;)

Arquivo do blog