19 de jun de 2013

Onde estudar Moda em Curitiba e no mundo | Lista


Eu acho que ainda existe um pouco de preconceito, especialmente por parte dos pais, já que no mundo da moda - assim como em outras profissões - não é nada fácil pra conseguir obter aquele sucesso que todos desejam.

Mas com a inserção das blogueiras na mídia, das novelas que colocam a moda em destaque pra toda a população e dos jornais e revistas que difundem a moda, parece que isso está mudando e as pessoas que antes desejavam fazer o curso, mas tinham receio, estão finalmente se libertando pra entrar de cabeça!

Com isso, cada vez mais cursos surgem. Eu lembro que aqui em Curitiba, se alguém quisesse fazer um curso superior de Design de Moda, só podia recorrer a Universidade Tuiuti. Agora, existem várias opções!

Vez ou outra alguém me pergunta "como é fazer moda e onde fazer" então, eu fiz uma pesquisa pra mostrar escolas de Curitiba e de fora do Brasil, além de contar um pouco da minha (pequena) experiência no assunto.

Cursos de graduação:
Aqui você encontra informações sobre o curso de Design de Moda da Universidade Tuiuti.
A Universidade possui estacionamento gratuito para os estudantes.

Pra quem não conhece o local, é gigante! É uma área enorme, um pouco afastada do centro de Curitiba e abriga vários tipos de cursos. Porém, esse curso em específico, nasceu recentemente.
A Universidade possui estacionamento gratuito para os estudantes.

A Universidade possui estacionamento para os estudantes (não sei se ainda é gratuito).

Tecnólogos:
Possui estacionamento gratuito para os estudantes.

Eu já estudei no Senai quando o curso tinha a duração de 2 anos e se denominava "Curso Técnico em Estilismo de Confecção Industrial".

Recentemente eles mudaram para Tecnólogo e a duração é agora de 3 anos.
Durante o período que estudei lá pude confirmar que era de fato um curso bem completo.
Com várias matérias necessárias pra formação de um bom profissional. Aulas de desenho, costura, desenvolvimento e planejamento da coleção, materiais e processos têxteis, etc.

As aulas eram no período noturno, de segunda a sexta-feira. Com relação aos professores, como em qualquer lugar, há aquele que nos motiva e nos faz gostar da matéria e aquele que nos faz querer dormir. Eu acho que posso dizer que absorvi conhecimentos estudando lá!

O maior problema que encontrei foi a localização. Da minha casa para chegar até o Senai, era necessário passar dentro de uma região perigosa de Curitiba. Inclusive, quase sempre eu via policiais em busca de bandidos. Uma pena.

Aqui você encontra informações sobre o curso de Tecnologia em Design de Moda da UTFPR.

Profissionalizantes:
Aqui você encontra informações sobre o curso de Design de Moda do Centro Europeu.
O curso tem a duração de um ano em Curitiba e as aulas são três vezes na semana.
Fica localizado numa região bem central da cidade! Não tem estacionamento próprio. É necessário deixar o carro com cartão de EstaR na frente ou parar em um dos estacionamentos próximos.

Livres:
Aqui você encontra vários cursos da área da Moda no Senac.
Cursos de costura, desenho, estilo e imagem pessoal... São vários os cursos ofertados e eles têm uma duração diferenciada.

Boas escolas de Moda fora do Brasil:
Aqui você pode ler mais sobre o Istituto Marangoni.
Até a última vez que eu entrei em contato, eles disponibilizavam cursos em Paris com tradução para o português. É uma das escolas mais tradicionais no ramo, mas é um alto investimento.

Aqui você pode ler mais sobre a FIT.

Aqui você pode ler mais sobre a Parsons.

Uma das minhas vontades, depois de já ter feito intercâmbio de trabalho (contei aqui) e intercâmbio de inglês (contei aqui) é fazer um intercâmbio de moda em uma dessas três escolas que citei.
Quem sabe um dia, né?! Se isso acontecer, com certeza vou compartilhar com vocês. :)

E aí, mais alguém quer estudar moda?!

Encontre-me:
Twitter/Instagram: @JessicaKeepCalm



Pin It Now!

7 comentários:

  1. Faço em Fortaleza, e já tem 5 Faculdades que oferecem, tá crescendo. Amo o que faço.

    http://www.vitrineglamour.com/

    ResponderExcluir
  2. Jéssica,

    Descobri seu blog através de um vídeo seu no Youtube! Passei horasssssss assistindo váriosss vídeos!!!! Tô amando demais, juro! <3 Novo vício!!!

    Beijos,
    Beta

    www.fashionite.com.br

    ResponderExcluir
  3. Jéssica podia contar um pouco da sua história, como começou a gostar desse "mundo", se tá fazendo ainda Direito ( sei que trancou várias vezes) e porque resolveu fazer..enfim, queremos ( eu quero ) te conhecer mais um pouco e talvez "esclarecer" caminhos para pessoas que ainda estão meio confusas de qual carreira seguir. Podia ser um vlog, não sei.
    Eu estou me formando em Jornalismo e não sei se é realmente isso que eu quero..as vezes penso que devia ter feito Direito. Dizem que é normal bater um desespero quando se está formando, mas não sei. Queria um vídeo sobre suas dúvidas e experiências a respeito. ufaa, desabafei agora! kkk..mas é isso! beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Jéssica, tudo bem? Adorei o post e me fez repensar muito em fazer moda... No meado do ano passado eu passei para a UTFPR campus de apucarana e não fui, acredita? Estava um tanto perdida com as minhas escolhas e acabei deixando passar, mas não me arrependo. Hoje eu tenho mais maturidade e pensamentos diferentes. Nesse ano eu presto vestibular novamente e vou prestar para moda, obrigada pela dica! Sucesso! Beeeeijos http://manicuredequinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Tenho 14 anos e sou louca pra estudar moda, moro em MG...Adoroo seu blog e seus vídeos.Bjo liinda!!

    ResponderExcluir
  6. aqui em Manaus só tem uma facul, foi onde eu fiz, no Ciesa

    ResponderExcluir
  7. Design de Moda na Tuiuti PR NÃO. MUuuuuUUUUito ruim, mesmo, experiência própria...Cuidando... conceito no MEC definitivamente não é nada. Desiludida, procurando novos caminhos...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui! ;)

Arquivo do blog