31 de jul de 2013

Como fazer sua própria roupa | Design de Moda

No mês passado aconteceu no meu curso uma programação um pouco diferente do que acontece nas aulas normais.

Os alunos tiveram apenas 3 dias para criar uma peça inspirada em algum ponto turístico de Curitiba. E nesse tempo deveria ser criado o desenho (croqui), o molde da peça em tamanho real e depois de passar para o tecido, costurar.

Como eu sei que com esse boom dos blogs de moda muitas meninas ficaram ainda mais interessadas em fazer um curso na área, eu resolvi compartilhar hoje com vocês um pouquinho mais sobre o assunto!

Nos cursos de moda geralmente aprendemos de tudo relacionado a isso. Quem pensa que ficamos apenas costurando e desenhando, engana-se bastante.

Os cursos geralmente abrangem diversas matérias, como materiais e processos têxteis, marketing, visagismo, história da moda, planejamento e desenvolvimento de coleção e mais várias outras.



Nesse caso específico, definiram que deveríamos fazer uma pesquisa sobre qualquer ponto turístico da cidade. O meu escolhido foi o Jardim Botânico.
Então, tivemos poucos dias pra tirar o desenho do papel e transformar em uma peça de verdade.

Pensando na estrutura da estufa do jardim, eu acabei criando uma saia e optei em fazer recortes sobrepostos e com uma cor mais clara, para dar mais evidência e volume ao quadril.
Propositalmente, para parecer que tenho o quadril mais largo e minha cintura ficar ainda mais fina. (Eu tenho pouco quadril e sou pequena, então, fazendo isso o corpo fica mais "proporcional" no meu ponto de vista).

Depois de fazermos o croqui, foi preciso tirar nossas medidas e fazer o molde em tamanho real.
Com o molde feito no papel, nós separamos as partes e passamos para o tecido.

Para fazer essa saia foram vários recortes e os alunos contaram com a ajuda de duas costureiras.

Essa da foto é minha peça piloto.


Logo em seguida, entramos em férias e não consegui acompanhar de perto a parte da costura da peça.

Mas agora que ela está pronta eu consigo ver o que precisa ser modificado e posso fazer os ajustes que quiser. 

A minha saia ficou um pouco diferente do que eu tinha imaginado! Mas foi legal ter essa experiência de ver algo saindo do papel, sabe?!

Pra quem tem interesse em cursar moda, tem um post aqui no blog contando sobre as escolas de moda em Curitiba e no mundo. Clique aqui.

Encontre-me também nas redes sociais:
@JessicaKeepCalm


Pin It Now!

17 comentários:

  1. Linda, muito criativa e inteligente.

    Merece nota 10!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Hahaha que legal! Estou pensando seriamente em fazer moda na facul e amo esses posts que vc faz dando dicas e contando um pouco sobre, amei ;)

    ResponderExcluir
  3. Adorei o Post e a saia, claro. Jé, poderia fazer um vídeo falando do seu "futuro profissional", se ainda tá fazendo Direito ou desistiu, se pensar em voltar, o pq quis fazer moda...essas coisas. bjo

    ResponderExcluir
  4. Olá!! Eu sou completamente apaixonada por moda!
    Eu estou cursando um curso técnico em Produção de Moda e pretendo ingressar em um curso superior no próximo ano.

    Realmente se engana quem acha que vivemos apenas desenhando e lendo revistas...

    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. q massa, a saia ficou 10, super criativa! E agora sabendo o significado dela e o q te inspirou ela parece mais legal ainda ;)

    bjo

    ResponderExcluir
  6. Jéssica, cada dia mais me encanto com seu blog... Ele é lindo, e você explica tudo, passo a passo... Faz vários DIY's... Amo muito esse universo que seu blog abrange!!! Parabéns...

    Bjsssssssss *-*

    Anna

    ResponderExcluir
  7. Sempre amei moda, só que tenho minhas dúvidas se devo fazer faculdade de moda ou não. Acho que fazer um curso tiraria minhas dúvidas. Amei esse post, e amo seu blog :) http://alem-do-gliter.com.br/

    ResponderExcluir
  8. no meu curso de moda tbm tive essa programação. Como sou de Manaus, escolhi o Teatro Amazonas. Ficou lindo =]

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do post, muito criativo e muito bem escrito. Gostei da sua proposta e achei uma ótima ideia. Tudo de bom e sucesso.
    http://bloggarotodeestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei o resultado final. Nunca pensei em cursar design de moda, mas acho um curso maravilhoso!
    Beijos e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  11. Linda amei
    Adoro seu blog beijos linda

    ResponderExcluir
  12. Ameei que legal que ficou.
    fsetudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oiii Jéssica,
    Sou uma seguidora sua, vejo seu blog todos os dias... até achei interessante ter um blog e um canal no youtube prq eu mesma não gosto muito de ver vídeos, prefiro ler os posts *-* ... Enfim, achei muito linda a sua saia e gostaria MUITO de vê-la usando sua criação!!

    Um beijão.

    ResponderExcluir
  14. Olá Jessica adorei a saia linda linda. Que tecido voce usou pra ta fazendo essa saia? O nome do tecido preto e do bege? Beijos parabéns

    ResponderExcluir
  15. Arrasou!!! Sou modista e adoro o que faço, meu sonho é fazer este curso. Você é muito criativa. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  16. Ficou linda a sua saia!
    Eu sonho em fazer Moda!
    eu ate tenho um blog de moda:
    http://modaeisaquestao.blogspot.com/

    Parabens pelo seu blog.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui! ;)

Arquivo do blog