5 de fev de 2014

Como preparar a tapioca granulada da Yoki na frigideira

Talvez você seja um novato na arte de preparar tapioca (como eu) e tenha encontrado em algum supermercado um pacotinho da marca Yoki estampando na frente a palavra "Tapioca".

Feliz da vida, você chega em casa e na hora de preparar... Descobre que na verdade isso não é a "verdadeira" tapioca de frigideira!

Aí você tem algumas opções: Ligar para o SAC da empresa para reclamar, jogar fora o pacote ou tentar fazer alguma sobremesa com ela, já que essa tapioca em específico é pra isso e você não viu antes de comprar.

Bem, comigo aconteceu mais ou menos assim, mas eu consegui transformar a "falsa" tapioca em uma de frigideira e hoje compartilho com vocês a minha experiência.

Essa semana eu fiz algumas compras no mercado e como não tinha a tapioca pronta que estou acostumada a comprar, acabei levando essa mesmo. Antes de levar pra casa eu li o "modo de preparo" atrás da embalagem e vi que era diferente, mas como dizia que era "tapioca granulada" eu acabei não estranhando.

Curiosa, depois de algumas pessoas comentarem no meu Instagram que aquela seria a "errada", eu decidi escrever a simples frase/pergunta no Google: Como fazer tapioca Yoki.

Boom! Várias pessoas reclamando que sentiram-se enganadas porque aquilo de fato não era a tapioca que esperavam. 

No site da própria marca eu encontrei a seguinte explicação - já na 10ª pergunta mais frequente - sobre o que é a tapioca Yoki: 
Resposta:A Tapioca Yoki é um produto obtido da fécula de mandioca e gelatinizada, formando os grãos duros característicos do produto. O mesmo é indicado para o preparo de Cuscuz, Bolo e Pudim. A Tapioca Nordestina (Beiju) é preparada com o produto Polvilho Azedo Yoki.

Bem, não satisfeita em perder o pacote que eu havia comprado, já que não tinha intenção prévia de fazer cuscuz, dei uma fuçada na internet e achei algumas receitas que diziam que a tapioca deles deveria ficar de molho por 12 horas antes de ser usada, mas o resultado que obtinham era sempre de uma goma estranha.

Então decidi fazer um teste, que por sorte, logo na primeira tentativa deu certo!

Os grãos dessa tapioca são grossos e como li que caso ficassem de molho por uma noite inteira virariam uma goma, pensei: Ou eu trituro esses grãos pra virarem pó ou molho eles e vejo se ficam unidos. A primeira ideia estava descartada porque já era de madrugada, então decidi partir para a segunda.

Coloquei cerca de 3 colheres de tapioca, o suficiente para fazer de um tamanho que eu achava interessante. Depois comecei a adicionar leite (desnatado) e misturar com a colher até que nenhum grão ficasse de fora. Em seguida comecei a modelar, amassando com a colher. Depois peguei uma espátula para desgrudar do prato, sem deixar a tapioca quebrar.

Passei bem pouco óleo em uma frigideira (só pra garantir que não grudaria) e liguei o fogo no alto pra que a panela ficasse bem quente. Depois coloquei minha tapioca, esperei até que a textura dela mudasse, virei, coloquei como recheio cream cheese light e frango e fechei.

Prontinho, minha falsa tapioca estava pronta!

Gostosa como a verdadeira (beiju)? Não mesmo!
Mas engana. Eu aconselho que caso você goste de comidas mais temperadas (não é meu caso) coloque um pouco de sal quando adicionar o leite.



Bem, essa foi minha experiência. Agora você já sabe que quando quiser comprar a tapioca, aquela originária do Norte do país, essa não é a melhor opção. A tapioca da Yoki você deve comprar já pensando em fazer outras receitas.

 
Siga-me nas redes sociais:
YOUTUBE  FACEBOOK  VLOG  PINTEREST • INSTAGRAM


Pin It Now!

80 comentários:

  1. Adorei o Post , eu estava pensando em ir no mercado essa semana comprar tapioca e bom saber que essa da yoki é falsa, me indica uma marca Jéssica que eu possa fazer na frigideira ou no microondas ? beijinhos

    http://byvaleriasantana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Costumo comprar uma marca chamada " Gostinho da Paraíba " já vem pronta, não precisa água. esquento a frigideira em fogo bem baixinho e coloco a massa, amasso bem levemente com uma colher e em alguns segundos eu viro e coloco uma fatia de queijo e leite moça. fecho e espero alguns segundos e viro para ambos os lados e já está pronta.

      Excluir
  2. Não deixou a "peteca" cair, e com muita criatividade.
    Como moro no Nordeste, o que a gente mais encontra por aqui é a tapioca original rs.
    Pelas fotos ficou bastante legal.
    Beijão! :**

    Amor por Vidrinhos.

    ResponderExcluir
  3. Eu queria era aprender a fazer tapioca verdadeira hahaha amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francielle, não sei se vou te ajudar ou te deixar mais confusa mas a intenção é boa, rs. Então, a tapioca tradicional é feita de polvilho (o mesmo usado para o pão de queijo) é muito simples, vc umedece o polvilho com água apenas, mas aos pouquinhos ou vira uma goma estranha, não chega a ficar molhado de verdade. Depois vc peneira pra ficar fininho (vc vai perceber que ao umedecer o aspecto fica granulado). Esquente uma frigideira e coloque a massa de maneira a cobrir todo o fundo, não precisa de óleo. A massa vai se unir e soltar da panela, ai vc vira e faz a mesma coisa do outro lado. Recheie como preferir, manteiga, queijo e tudo que vc gostar.
      Espero ter ajudado a vc e a quem se interessar. Beijo

      Excluir
    2. eu faço isso mesmo pra tapioca de frigideira... polvilho umedecido e peneirado.

      Excluir
  4. Oi Jessica, qual tapioca pronta você costuma comprar? Também "fui enganada" pela embalagem quando comprei essa. :(
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Acho que eu posso ajudar um "cadim"! :)

    Talvez essa daí baste passar em uma peneira e, depois de peneirada, molhar um pouco só pra dar a "liga", sabe?

    ResponderExcluir
  6. Acho que eu consigo ajudar um "cadim"! :)

    Talvez essa daí baste passar na peneira e, depois de peneirada, molhada só pra dar a "liga", sabe?

    Normalmente não gosto das coisas prontas da Yoki, acho o gosto muito artificial... Mas pode ser que fique bom!

    Se você quiser comprar já pronta, tem que comprar "goma fresca"! :)
    Geralmente fica na "geladeira" do mercado, onde ficam aquelas frutas que o mercado já disponibiliza nas bandejas.
    Ela já vem molhadinha, no ponto de por na frigideira!
    E tem que ser conservada na geladeira, tá?

    Ah, a diferença maior entre molhar na hora e já deixar molhada é que a molhada tem validade menor, claro! Rola comprar Fécula de Mandioca ou Povilho Azedo e peneirar, deixando pra molhar só na hora. Um borrifador ajuda, mas não é necessário não! :)

    Depois me contem!!!

    Beijokas e sorrisos,,,

    ResponderExcluir
  7. Eu uso a pra fazer na frigideira da marca 'Gostinho da Paraíba', é excelente e vem pronta pra fritar. Compro sempre no Condor :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Jessica! Muito legal ver como você consegue tirar de algo que parecia "impossível" para algo que tem uma solução tão simples! Você tá de parabéns mesmo :) Ahh adorei seu DIY de coroa de flores, arrasou! beijos

    tudoavercomgarotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Aaaah, pensei que fosse só eu que tivesse sido enganada! kkkkkkk
    Esses dias comprei essa maldita achando q serviria! Mas ainda bem que vc mostrou aqui, salvou meu pacote, vou preparar já! Mas, será que serve água no lugar de leite? Não tomo leite... bom, vou fazer o teste e volto pra contar hahah
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também comprei achando que era a outra...obrigada pela dica...

      Excluir
  10. essa "goma" eu amoooo. No tacacázinho então <3 nuuusss, que amor Jéssica.
    Cê tem que vir pro Amazonas, vai ver muita tapioca por aqui, te todos os tipo. :*

    ResponderExcluir
  11. Ué, como assim falsa? Eu sempre comprei a massa de tapioca desse jeito, o que vem de diferente? Basta você peneirar e colocar na frigideira quente, não é isso?

    ResponderExcluir
  12. Não entendi, o que não deu certo? Sempre compro tapioca assim e faço sem nenhum problema, qual é o problema da da Yoki?
    A que você compra já vem com a massa no formato de panqueca? Porque essas, se for das que eu uso, basta peneirar e depois colocar um pouco na frigideira quente, com o calor ela se junta e faz a panqueca, inclusive fica mais finhinho..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentira sua Dona Beatriz Delforge, estou com o mesmo problema aqui em casa, mais com a Tapioca (falsa) da KiSabor, liguei para eles e me disseram inclusive que não vendem massa para Tapioca, so para preparar bolo, etc...vc é a UNICA que conseguiu fazer com esse engodo!!!!

      Excluir
    2. http://www.reclameaqui.com.br/6564265/general-mills-brasil-yoki-kitano/tapioca-yoki-produto-enganacao/

      Excluir
  13. Que delícia, amo tapioca, como na minha cidade não tem sempre faço com polvilho!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  14. Minha amiga te encaminhou um email sobre a tapioca, tu tem costume de ler?.ou manda por aqui ?

    ResponderExcluir
  15. Valeu! Estive no Nordeste no inicio de fevereiro e provei esta delicia. Como nao moro no Brasil, comprei no mercado dois pacotes desta granulada. Eu nao li o que dizia nem nada, mas alguma coisa me dizia que nao era igual a que eu comi em Salvador e em Recife. Comecei a pesquisar em Internet e entrei no teu Blog. Você deu uma aula magistral! Como você vou aproveitar a "tapioca falsa" fazendo a tua receita. Obrigada. Um abraço

    ResponderExcluir
  16. Eu também fui enganada pela Yoki...moro no sul e não enrendo muito de tapioca...kkkk peguei essa da Yoki e coloquei direto na frigideira. ..kkk imagina ficou uma coisa... ficou tudo granuladokkk obrigado pela dica vou tentar e depois conto!!

    ResponderExcluir
  17. Adoreiiiiiiiiiiiiiii a receita fiz e deu muito certo salvou a minha vida pq estava determinada a jogar este pacote da yoki fora srsrsrs

    ResponderExcluir
  18. comprei 3 pacotes ontem chegando em casa fui ler fiquei decpecionada ,mais com sua dica toara q de certo ..obrigadooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, como a industria engana, por que entao colocar no pacote o nome de tapioca e não preparo para sobremesa, como os consumidores vão adivinhar? Parece brincadeira , mas valeu a dica!!!!

      Excluir
  19. Tb caí nessa pegadinha aí! Rs
    Depois de ler seu post fiquei pensando como eu podia adaptar, pq eu não tomo leite. Aí tentei fazer com água quente misturada com um pouco de azeite, e deu certinho tb!! Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Pois é, comigo foi exatamente assim....vou tentar fazer ;)

    ResponderExcluir
  21. Oi ! comprei essa tapioca granulada de outra marca só tinha ela no mercado achei que fosse a mesma coisa. vi na internet que devia hidratar com água, que ia ficar igual um leite depois ia pro fundo da vasilha... mas coloquei a minha na água e inchou e secou a água. Virou um grude, mas vou tentar aproveitar com sua receita. valeu.

    ResponderExcluir
  22. Vou prepara a tapioca granulada da yoki molhando com leite e agua ,depois conto o resultado.

    ResponderExcluir
  23. Acabei de perceber que caí nessa pegadinha quando ia preparar minha "tapioca" e dei um Google pra encontrar um DiY. OBRIGADA, já ia ficar com um produto obsoleto, rs...

    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Adorei seu post e me salvou também. Marinheira de primeira viagem, comprei a tapioca da yoki também, achando que ia fazer uma tapioca ou beiju como chamamos por aqui em Salvador, despejei tudo na frigideira e nada....fui desesperada pesquisar na net pq não tá vá dando certo foi quando descobri que na verdade se faz com polvilho. Mas desde sua criatividade que estou adorando comer minha tapioca falsa rs. Só uma dica, com água fica ressecada já com leite fica a testura ideal....eu aprovei!

    ResponderExcluir
  25. Olá pessoal, existe uma empresa chamada Da Terrinha que vende a massa pronta, para ser feita na frigideira encontro sempre no atacadista Assai e hipermercado Andorinha...fiquei sabendo recentemente que o supermercado Extra também esta trabalhando com esta marca

    ResponderExcluir
  26. Bom dia!, tentei fazer com ela direto na frigideira . como se vê na feira, ficou horrivelll! quase quebrei meu dente!. Ai como sempre , vim tirar as duvidas na net. ai encontrei de cara; "como preparar tapioca na frigideira com yoki". ai li e segui o que recomendou. hoje pela manhã fiz pra tomar com café, nossa que diferença!. Parabéns pela dica!. muito bem explicada e demostrada!. Obrigada! abraços!....... Salete lopes - Nova iguaçu -RJ.

    ResponderExcluir
  27. Comprei e fiquei sem saber o que fazer, pois a intenção era a tapioca original, mas como levei essa, não tinha o que fazer. Depois de ler a dica fiz e minha esposa gostou muito e nem precisa colocar margarina ou manteiga é só apertar a massa com uma colher no prato para unir e pronto não vai partir de jeito nenhum. Obrigado pela dica!!!
    Me chamo Luiz e moro em Salvador/Ba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei a yoki e inexperiente coloquei a farinha na frigideira,procurando dar o formato,quando fui comer...estava dura,estranha,agora é que descobri que devo pô r água ou leite,ufa! Vou experimentar amanhã.

      Excluir
  28. Caraca, aconteceu exatamente desse jeitinho com minha irmã! kkk Obrigada pela dica, falei pra ela tentar fazer a sua sugestão =)

    ResponderExcluir
  29. Aconteceu a mesma coisa comigo e com minha irmã,compramos a tapioca da marca Juparanã e Rio Doce que são daqui do Espírito Santo,e foi a decepção!!Depois de pesquisar na internet,vimos que a tapioca é feita de polvilho e não de tapioca,então encontrei seu blog,que foi o que nos salvou!!Seguimos sua sugestão e conseguimos fazer um festival de tapiocas aqui em casa!!rsrs Resumo da ópera é que não é só a Yoki que engana,outras marcas também não cumprem o que prometem!!Obrigada!!Você salvou nossa noite!! :)))

    ResponderExcluir
  30. Olá! Adorei sua dica. Aconteceu a mesma coisa comigo com a tapioca Yoki que não dava para ser feita originalmente. Só percebi que não era a tapioca própria quando cheguei em casa pq a informação estava bem pequenina e não dava para ler rapidamente. Então, entrei no google e vi sua dica, por sinal, ótima. Muito obrigada!!! Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  31. Olá,Jéssica,
    O comentário em nome de Lázaro,no dia 20 de abril,na verdade é meu,Patrícia,mandei o comentário e não reparei que estava na conta do Google do meu marido,rsrs,desculpe-me...Só notei o erro hoje!Abraços, :))

    ResponderExcluir
  32. Acabei de cair nessa prgadinha e digitei no google e logo achei seu post!!! Obrigado prla dica :)

    ResponderExcluir
  33. Sou mais uma da lista dos enganados, rs...
    Amanhã no café tentarei a salvação...
    Obrigada pela dica !

    ResponderExcluir
  34. Muito obrigada!!
    Moro na Espanha e minha mae trouxe quatro pacotes desses pra mim, e eu estava super feliz pensando que era a verdadeira. Tentei fazer aqui mas nao deu certo, agora vou tentar dessa maneira. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  35. oi... acho que depois do teu post não vou precisar botar 3 pacotes fora. comprei empolgada, mas como todos não li atrás que não daria para fazer na frigideira. E bingo o primeiro pacote foi pro fixo, ficou horrível graças a hidratação de 12 horas. :(
    Amanha vou tentar do teu jeito.
    beijos

    ResponderExcluir
  36. Muito obrigada pelo seu comentário eu caí como vc e quando fui procurar como fazer achei VC kkkkkk bjs

    ResponderExcluir
  37. Fui compra farinha de tapioca e fui TAPIADA! A marca YORK é péssima qualidade só joguei dinheiro fora e perdi meu tempo...

    ResponderExcluir
  38. a tapioca PEREIRA também não dá certo....

    ResponderExcluir
  39. Também cai nessa, achei q esse pacote era só colocar na panela e ficaria pronto, mas não, ele torrou os grãozinhos.
    Pena que só li seu blog agora, pois na época não quis fazer nenhuma outra receita pois minha intenção era tapioca mesmo, ai o pacote ficou por meses no armário que acabei jogando no lixo.
    Mas aqui descobri q posso fazer tapioca com polvilho.Vou tentar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOCES NÃO FORAM ENGANADOS. ESTA TAPIOCA DA YOKI É PARA COZINHAR E SERVIR COM CALDA. NÃO É PARA SER ASSADA.

      Excluir
  40. Comprei exatamente essa @[&Øå┼ yoki, e poxa é um descaso com o consumidor, esse produto induz ao erro, nota zero, oque ue puder comprar de outra marca vou comprar.

    ResponderExcluir
  41. queria saber se alguém ja bateu esta tal de tapioca granulada no liquidificador...pois eu bati viro um pó..agora não sei o que fazer? preciso de ajuda..
    Não consegui fazer com leite?

    ResponderExcluir
  42. kkk achei que só eu tinha sido enganada, mais corri aqui e procurei, deu certinho , obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  43. Pela primeira vez fui enganada comprando essa tal Tapioca yoki!!! palhaçada!!! nunca comi Tapioca,morro de vontade de experimentar,e agora chego aqui em casa e vou fazer ja com agua na boca e não deu certo!!!!vou dormir triste hoje!!!!!

    ResponderExcluir
  44. Elisabete oliveira14 de maio de 2014 18:04

    Eu tbm fui enganada,mas nunca mais compro essa tal yoki.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que voces compraram não é a tapioca para ser assada. É para cozinhar no leite e servir com calda caramelada. Chama-se Sagu. Tem uma forma de se fazer.

      Excluir
  45. Elisabete oliveira14 de maio de 2014 18:44

    Vou tentar fazer agora pra ver se vai dar certo!!poxa vida to com vontade!!!Caramba.

    ResponderExcluir
  46. Tb comprei a tapioca errada da kisabor, to pensando em bater no liquididicador,ou fazer como vc!!

    ResponderExcluir
  47. Deixe-me dar-lhes uma dica. Esta tapioca que voces compram da Yoki é para ser cozida no leite e servida com calda caramelada. São bolinhas. Chama-se Sagu. Tem uma forma de preparar. Fica cremoso e delicioso.

    ResponderExcluir
  48. Que coincidência ...eu também comprei essa falsa tapioca e quando cheguei em casa veio a tristeza mas vou tentar a receita e depois posto como ficou obrigado pela dica...

    ResponderExcluir
  49. o mesmo aconteceu comigo ...obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  50. Que coincidência ...eu também comprei essa falsa tapioca e quando cheguei em casa veio a tristeza mas vou tentar a receita e depois posto como ficou obrigado pela dica...

    ResponderExcluir
  51. Parabéns pelo post! Além de vc nos ensinar mais uma opção, fica claro q eles não vendem gato por lebre, está claro na embalagem. Foi uma abordagem justa, parabéns e obrigada! Vou fazer pq estou c um pacote aqui sem saber usar! hehehe

    ResponderExcluir
  52. Adorei o post!! Tenho 3 pacotes dessa Tapioca granulada e já estava atrás de alguma receita que usasse todos... :( Mas que ótima dica!!
    Eu tive a mesma idéia de bater no liquidificador e não deu certo...

    ResponderExcluir
  53. Oba!! Que ótimo seu post! Tinha 3 pacotes dessa tapioca sem jeito no armário, entrei na net pra procurar receitas pra elas, mas vc deu a melhor das dicas! Eu tive a mesma idéia do liquidificador, ainda bem que vc não perdeu seu tempo - não funciona, rs.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  54. Fui também enganada como o mesmo produto mas da marca GRANFINO, empresa do RJ.
    Alguém precisaria entrar com ação contra estas empresas que prejudicam e enganam o consumidor assim. Precisavam ser mais responsáveis quando colocam a venda produtos com denominação errada e que engana o consumidor.

    ResponderExcluir
  55. Eu também fui enganada com produto semelhante ao da Yoki mas da empresa GRANFINO que fica em Nova Iguaçu, RJ. Colocam na embalagem o nome da mercadoria como TAPIOCA mas não é. É uma farinha ou polvilho que só serve para cuscuz, bolo ou pudim. Alguém deveria entrar com ação contra este tipo de empresa que engana assim tantos consumidores e pleitear até indenização por danos morais.

    ResponderExcluir
  56. Esta semana eu encontrei no mercadoUma que se chama":Tapioca da terrinha",e está escrito goma pronta para tapioca;espero que dE CERTO!!!

    ResponderExcluir
  57. Fernando Bauru SP28 de maio de 2014 22:54

    Eu tinha a tapioca verdadeira em casa, e pará não ficar sem tinha passado no mercado e comprei a tal falsa yoko, quando fui fazer a tapioca fui usar a quê eu tinha em casa e percebi quê era pouco, então juntei com a falsa yoko, logo percebi quê eu tinha estragado porquê uma parte da quê eu tinha dava lins e a da yoko mão juntava, conclusão, perdi tudo e joguei fora, deixo meu recado tapioca falsa da yoko, mão comprem, até porquê a fábrica sabe disso e faz um lembrete bem embaixo da embalagem, pará ninguém perceber na hora de comprar, somente depois de ter sido enganado quê a pessoa lê, Boa sorte a todos e abraços.

    ResponderExcluir
  58. Eu compro o beiju doce e vou adicionando água aos poucos,quando percebo q esta ja meia umida no ponto daquela massa pronta q vende nk mercado eu passo numa peneira e pronto esta pronta a massa da tapioca vc pode guardar numa tapoer tampada e dura are uma semana

    ResponderExcluir
  59. Nossa valeu a dica vou tentar fazer bjos

    ResponderExcluir
  60. Essa confusão acontece pq o beiju de tapioca como chamamos aqui na bahia se popularizou nos outros estados como tapioca apenas. A explicação da Yoki tá certissima. Inclusive é muito mais fácil aqui no nordeste vc encontrar pessoas que saibam fazer receitas com a tapiica granulada no que com poviho. Que bom que vc encontrou um jeito de fazer o beiju com o granulado.

    ResponderExcluir
  61. ficou uma delicia obrigadooooo

    ResponderExcluir
  62. Aconteceu o mesmo comigo, comprei achando que iria ficar igual se tivesse fazendo com a goma. Achei essa sua maneira de fazer, mais gostei mt não, até ficou igual a sua, mais achei ela um pouco mais dura, parece farinha normal. A tapioca feita com a goma fica melhor.

    Mais essa do saquinho é uma boa "opção" caso não ache a goma né kkkk

    ResponderExcluir
  63. Nossaaa aconteceu o mesmo comigo!
    Eu moro no Peru e tava seca de vontade de comer tapioca.
    Meu padrasto veio pra ca semana passada e me trouxe essa farinha granulada.
    Tudo foi exatamente como você comentou, os grãos não se juntaram e queimou...foda porque eu ia preparar no almoço de boas vindas pra ele...tive que fazer uma panqueca correndo...kkkkkkkkk Vou tentar agora pra ver si fica bom! ;)

    ResponderExcluir
  64. To aqui no Peru e semana passada meu padrasto veio do Brasil e me trouxe essa tapioca granulada. Eu tava seca pra comer tapioca e aconteceu exatamente isso comigo! Morri de rir do seu post porque minha reação foi igual...kkkkkkk
    Vou testar aqui com a sua dica vamos ver se funciona ;)

    ResponderExcluir
  65. Eu não to conseguindo fazerr

    ResponderExcluir
  66. Legal. Também me enganei no supermercado. Kkk valeu as dicas.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui! ;)

Arquivo do blog