5 de mar de 2014

Inveja e recalque

Ah, a danada da inveja!
Parece que algumas das palavras que mais leio pela internet, são: Recalcada e invejosa.

Algumas pessoas que têm pensamentos e opiniões diferentes e estão dispostas a mostrar isso de qualquer maneira nas redes sociais alheias, são assim denominadas por outras pessoas. Em alguns casos, sim, parece  mesmo inveja ou esse tal "recalque".
Mas eu discordo que tudo deva ser reduzido a essas simples palavras.





Às vezes temos opiniões diferentes e ponto. Não somos obrigadas a concordar com tudo! Não é porque fulana curte ter um estilo tal que eu devo venerar e dizer que amo também.

Mas também não preciso ir lá e falar que aquilo tá errado ou é feio, sabe?!
Algumas vezes, guardar uma opinião que não foi pedida, pode poupar o desgaste desnecessário de ambas as partes.

Sei lá, opinião todo mundo tem, mas imagine que estranho você aí ser parada na rua por alguém que te diz:
- Ei, querida, você devia cortar uma franja pra esconder essa testa ridícula! Tem mais, ninguém te avisou que você é feia e não pode usar uma roupa assim?!

Espera aí... Feio mesmo é falar coisas negativas pra quem não pediu sua opinião!

Quando eu era novinha, lá pelos meus 13 anos, era tão brigona que qualquer coisa era motivo pra querer sair na porrada com alguém! haha

Com o tempo eu fui percebendo que precisava aprender a lidar com o mundo e com tudo que tinha dentro dele, incluindo as pessoas.

Há alguns anos eu "descobri a positividade". Acho que um belo dia simplesmente parei e pensei comigo que daria mais importância para as coisas boas do que para as ruins.
E sabe aquela coisa da lei do retorno?! Te digo que dá certo!

Quando você procura fazer o bem e deixar o mal de lado, quando você resiste em fazer um comentário maldoso, é como se uma nuvem de bondade circulasse você e trouxesse paz pra sua vida.
A longo prazo. A curto prazo fica aquela insatisfação, aquele nó na garganta de falar:
- Cara, isso tá errado! Muda isso!

Mas é tipo aquela coisa de comer um brigadeiro quando tá de dieta. Te traz um prazer momentâneo e um mal permanente. (Não que um brigadeiro seja um mal tão ruim assim, mas vocês entenderam, né?!)

Se eu tenho vontade de falar tudo aquilo que penso? Óbvio que sim. Mas foi como eu disse, quando a gente faz algo bom, volta. E o contrário é verdadeiro também. 

Sei lá, se algo deu mais certo pra outra pessoa, que legal pra ela né?! Senta e pensa no que de errado você pode estar fazendo e bola pra frente. Tudo de bom que tem que acontecer pra cada pessoa, acontece.

Se eu vou deixar de lutar pelos meus direitos? Jamais! Se alguém fizer algo de errado pra mim, a brigona vai entrar em ação. Talvez não mais aquela de 13 anos, mas sim a que tem o dobro da idade.

Sendo assim, eu não chamo mais ninguém pra porrada e nem saio discutindo por besteira. Chama-se: Maturidade. A gente conquista com o tempo.

Esse foi um texto de reflexão que escrevi esses dias e deixei nos rascunhos do blog. Quem sabe possa tocar alguma pessoa positivamente, né?! A gente colhe aquilo que planta e focar o bem em nós mesmos é melhor do que focar o mal nos outros.


 
Siga-me nas redes sociais:
YOUTUBE  FACEBOOK  VLOG  PINTEREST • INSTAGRAM

Pin It Now!

16 comentários:

  1. Adorei seu texto e não posso concordar mais. Hoje em dia, se a gente tem uma opinião contrária, já vão taxando tudo de inveja ou recalque, acho um absurdo!
    E sobre guardar as opiniões negativas... Com a internet tão acessível ficou fácil falar e criticar os atos alheios. vejo muitas brigas em discussões em grupos do facebook porque as pessoas simplesmente se dão o trabalho de criticar TUDO.
    Eu penso assim: se eu vi um post ou um comentário que eu não gostei e não foi dirigido pra mim, vou entrar na discussão pra quê? Em que isso vai melhorar minha vida? Nada.
    Falta um pouco de bom senso nesse mundo da internet às vezes.

    Beijo, Jé! :) Champagne Supernova

    ResponderExcluir
  2. Te acompanho faz um tempinho, mas nunca comentei!
    Quero te dizer que estou amando tudo por aqui.
    Parabéns!!!!!!! muito sucesso e muita positividade!

    ResponderExcluir
  3. Nossa :3 que lindo haha adorei, você devia fazer mais textos como esse! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto! É bem esse mundo mesmo em que vivemos, infelizmente não podemos falar tudo o que vem pela mente. Também acredito que um pensamento positivo pode mudar todo nosso dia.
    Beijos linda!
    http://blogdaandy.com/

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto.
    Sempre pensei que ser honesta e verdadeira era falar tudo que pensava. Mas o tempo mostrou que a vida não é bem assim.
    Realmente a maturidade chega e, que bom que isso acontece, pois é muito melhor viver leve e colhendo os frutos da 'positividade'.
    Seu blog é excelente. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Olá flor...
    maturidade é tudo...
    e também sou mais positiva em relação as coisas...
    mil beijos... e amei o texto!
    ?BLOG? Vanessa Cupcake
    ?BLOG? Sueño Sonoro
    ?BLOG? Depois dos 30

    ResponderExcluir
  7. Acompanho o blog a algum tempo e sério, seu trabalho é MUITO bom. Tudo muito bem feito, as edições, fotos, textos... E a idéia de 'do it yourself´ é genial, porque condiz com a realidade da maioria das meninas que se espelham em blogs, vídeos, etc. Mas o que eu mais gosto em você é que, além de ser lindíssima, não é deslumbrada, o que te difere das outras. Sinceramente, é muito difícil ver uma pessoa tão ligada a beleza que não ponha isso como prioridade na vida e fica alienada só pensando nisso. Garota linda e inteligente. Sim, é uma pena dizer, mas isso está ficando cada vez mais raro. Espero que seu blog e canal cresçam muito! E quanto ao texto, resume tudo o que eu penso sobre o assunto também: se você não tem nada de bom ou produtivo para dizer, é melhor ficar quieto!

    ResponderExcluir
  8. Concordo que cada um tem sua opinião, claro, mas referente ao "recalque" acho que ele começa a partir do momento que a pessoa olha e se sente na necessidade de diminui aquela pessoa falando coisas negativas, porque quando não há "recalque" a pessoa não concorda com a opinião mas deixa pra lá sabe? Não fica lá enchendo palavras pra tentar diminui alguém.

    O seu blog é tão maravilhoso quanto você, eu adoro sua sinceridade, muito mesmo, da uma acelerada nos vídeos do keep calm in chile tô muito ansiosa hahhaha. Beijos

    www.belezacaprichada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Jess (posso te chamar assim ne??), conheci seu blog ha 1 ano ais ou menos se nao conheco ha mais tempo. De cara super me identifiquei com ele e contigo. Vc eh a cara da pessoa iluminada, passa uma luz e tranqulidade inimaginaveis. Sim, acho q vc nem imagina o quao bem pode fazer as pessoas. Ate meu amigo (quase namorado) ja te acompanha. Hahahaha... Ele fala assim: "essaeh a jessica do keep calm?" Ou entao: "essa eh a Jessica que veio pra Toronto?" Pq nos estamos fazendo intercambio e nos conhecemos aqui. Apresentei a ele teu blog, por causa dos videos q vc faz daqui e ele amou. Elogiou bastante a producao e edicao e me encoraja a gravar tb. Hahahahaha. Mas voltando a ti, vc eh incrivel e um blog incrivel so poderia vir de uma pessoa incrivel. A lei do retorno eh super verdadeira e esse seu post eh pura verdade.Acho q vc poderia fazer posts desse tipo outras vezes (de vez em quando). Estou aguardando ansiosamente os videos do #KeepCalmEnChile

    Beijos, linda.


    Tacyanne

    ResponderExcluir
  10. É um assunto complicado, né?! Pois as redes sociais estão aí pra exatamente isso, expressar ideias e opiniões diferentes. Eu não estou defendendo quem fala mal, claro que não, mas acredito que quem se expõe nas redes sociais deve estar ciente de que nem todo mundo tem o mesmo gosto e quem não gosta têm o direito de expressar sua opinião da mesma forma que os admiradores, pois a maioria das publicações são destinadas ao público em geral e, usualmente, sua opinião é pedida, seja ela contra ou a favor. Bom, essa é a minha opinião, é claro que muita gente pode discordar, mas todo mundo tem o direito de se expressar.

    PS. Adoro o blog!

    Beijo,

    Sarah (glambysarah.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  11. Jéssica, concordo com você. Cada um é de um jeito com defeitos e qualidades. Exatamente por isso o ser humamo é tão incrível! Mas algumas pessoas perdem tempo criticando, sofrendo, fazendo sofrer e sendo infelizes. A vida passa tão rápido que se não olharmos por um ângulo positivo, deixaremos escapar excelentes oportunidades de sermos felizes.


    Parabéns pelo seu trabalho! O blog é muito legal! Leio sempre! Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Concordo com tudo o que disse.. e justamente aquilo me me incomoda mais é o fato de ter pessoas que criticam absolutamente tudo. Criticam roupa, cabelo, maquiagem, o angulo da foto, o fundo da foto, sabe.. procura algo pra criticar. Se eu de repente discordo com alguma coisa, por exemplo, uma pessoa usa uma peça de roupa que eu nao gosto, eu nao vou lá escrever pra ela que eu não gostei e ela deve tirar.. se eu for discordar (escrever) será por algo que eu acredito e não por uma coisa que a outra pessoa está usando e eu não gostei. Acho que esse tipo de opinião as pessoas deveriam guardar mais para si.

    ResponderExcluir
  13. Sabe quando a gente lê um texto e pensa, "nossa, foi pra mim!" ? Pois é, me senti assim agora :) coloquei vários trechos no meu Twitter (@jemirandap) e Facebook (/jemirandap) com link pro blog, claro! ;D

    ResponderExcluir
  14. Nossa, eu também era bem brigona, daí por volta dos 15 anos mudei, pois aconteceu algo na minha vida que me fez mudar, e hoje quase não tenho boca pra nada, mas sinto que foi melhor assim, é como você disse, na hora a gente fica com raiva por não ter falado, mas depois que a raiva passa, fica aquela sensação boa de quem soube se controlar e relevar .... Meu lema hoje é relevar, eu sempre digo "Dou 1 milhão de cabeças de gado pra não entrar em uma briga, mas dou 10 bilhões pra sair dela" .... ahsdusahduashd
    Mas voltando ao assunto, as pessoas são muito cruéis na internet, eu admiro a paciência que vocês blogueiras têm, pois tem gente que só sabe criticar, que tudo acha um defeito, nossa que preguiça de ler esses comentários maldosos! Jesus salva!
    Eu adoro seu trabalho, você é muito talentosa .....

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post Jess (:
    Vi um vídeo da Sezinha que ela fala sobre isso, eh verdade mesmo. Pensar positivo sempre dá + certo.
    Sucesso... bjks

    ResponderExcluir
  16. Eu to amando esses seus textos Jess. Eu comecei a ver o seu blog hoje e já estou adorando. Voce é bem sincera e tem muita personalidade, gostei muito. Parabens pelo seu blog e seu canal! <3333

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui! ;)

Arquivo do blog