17 de jun de 2014

Masala chai com leite condensado | Chá indiano

A dica de hoje é especialmente para o friozinho, já que vou ensinar como fazer uma bebida quente (também fica uma delícia gelada).

Hoje você vai aprender a fazer o meu chá indiano. Assim você poderá trocar o achocolatado e o café com leite.

"Masala tchai é uma bebida do subcontinente indiano feita a partir da produção de chá com uma mistura de especiarias e ervas aromáticas indianas."

Eu adoro comida indiana (apimentada) e passei a gostar do Chai há alguns meses.
Antes de experimentar eu jamais pensaria na possibilidade de misturar leite com chá e nunca gostei de chá preto. Mas o conjunto das especiarias, do chá e o leite fica tão gostoso, que é viciante!

Eu tenho feito sempre! Ainda mais depois de pesquisar e descobrir os benefícios da canela e do chá preto.

Que tal minha caracterização?! haha
Para gravar o vídeo bem certinho, eu comprei meus ingredientes no Mercado Municipal de Curitiba. Geralmente eu apenas ia jogando os ingredientes junto ao leite e o chá, então precisei fazer alguns testes até chegar na quantidade que acho mais saborosa para poder repassar pra vocês.

Quando eu disse no começo do post que é "meu" chá indiano, é porque ele não leva alguns ingredientes que o tradicional e também porque dou a ideia de você adoçar com leite condensado ao invés de açúcar.

Ingredientes: 1/2 colher de café de canela, 1/2 colher de café de cravo, 1/3 colher de café de cardamomo, 1/3 colher de café de noz-moscada, chá preto para leite, açúcar ou leite condensado e 300ml de leite.

Eu só tomo leite desnatado, mas você pode usar o integral se quiser. Essa quantidade que passei é para uma caneca grande, que cabe cerca de 300ml de leite. Usar um chá preto próprio para misturar no leite é melhor porque o chá incorpora mais rápido, mas eu já usei o chá preto comum (de usar em água) e também quebra um bom galho. Além disso, se você não tiver ou não gostar de um dos ingredientes, não precisa colocar.

Modo de preparo: Esquente o leite no fogo ou no micro-ondas (eu geralmente faço no micro), acrescente o chá preto e depois adicione os demais ingredientes. Tome sem adoçar (é a forma que mais tomo), com açúcar branco comum ou com leite condensado.

Eu aproveitei para deixar pronta a minha mistura para o Chai em um pote. Assim, sempre que quero tomar, basta encher uma colher de café dessa mistura no meu leite com chá preto.

Agora, assista ao vídeo com o passo-a-passo:



 
YOUTUBE  FACEBOOK  VLOG  PINTEREST • INSTAGRAM

Pin It Now!

4 comentários:

  1. Muito prática a ideia de deixar a mistura pronta num potinho! Amo chás, mas também sempre tive receio de misturar com leite. Já pensei em tomar na rua, mas sempre acabava desistindo, principalmente por também não tomar leite integral. Vou fazer a receita quando tiver a chance :)

    ResponderExcluir
  2. Eu detesto chá e nunca imaginei que pudesse misturar com leite. :O
    Mas essa mistura me parece interessante, acho que vou tentar.
    Depois volto aqui pra contar.

    http://estousaindodecasa.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui! ;)

Arquivo do blog